Logo quando Maria Clara nasceu, eu comecei a ficar pilhada com o Batizado e todos da minha família me chamaram de louca e ansiosa. Falavam pra eu relaxar porque estava cedo pra ver as coisas do Batizado, até que pra minha teimosia e surpresa, quando comecei a ligar pras Igrejas que me interessavam descobri que as datas pra este ano estavam praticamente esgotadas e o Batizado individual não tinha mais data.
Sim, eu liguei no final de julho pras igrejas e já não tinha mais qualquer data.
Nem preciso dizer que de louca e ansiosa passei a ser a organizada da família, né? rsrsrs
Depois de muito procurar, achei uma Igreja que o Batizado coletivo são com poucas crianças (máximo 6) e que acho o maior charme, a Igreja São José no Jardim Europa aqui em São Paulo.
Fonte: Google |
Fonte: Google |
Escolhida a Igreja, descobri que precisava ir pessoalmente marcar o Batizado, levar os documentos exigidos e pagar a taxa de R$ 80,00 para Batizado coletivo ou R$ 300,00 pra Batizado Individual.
Nesta Igreja, existe 2 opções de dia e horário: sábados às 9 da manhã e domingos às 15hs.
Os documentos necessários são:
Xerox da Certidão de Casamento dos Pais
Xerox da Certidão de Nascimento da Criança
Xerox da Certidão de Casamento dos Padrinhos e se não forem casados Xerox da Certidão de Batismo
Certificado do Curso de Padrinhos que pode ser feito em qualquer Igreja.
Esses documentos eu preciso levar até 1 mês de antecedência pra realmente ter a data do Batismo efetivada.
Achei o processo um pouco burocrático e em algumas Igrejas parece que não fazem questão de Batizar mais uma criança. Pode ter sido só impressão!
Alguns pontos importantes:
- A maioria das Igrejas só fazem os cursos aos fins de semana e você precisa marcar com bastante antecedência - ok, mas meu irmão que será o padrinho viaja TODOS os fins de semana à trabalho e aí como faz? Achei apenas 2 Igreja que fazem curso durante a semana e mesmo explicando toda a situação foram irredutíveis em marcar mais uma pessoa no curso, pois todas as vagas haviam sido preenchidas. Eu entendo que é necessário organização, mas eles não fornecem material didático, não apenas uma palestra sobre o Catolicismo, qual a dificuldade em marcar mais 1 pessoa para o curso?
- Na própria Igreja São José quando liguei pra marcar o curso fui informada que precisava ir pessoalmente na Igreja pra marcar;
- Algumas Igrejas não dão informação por telefone;
- Tem Igrejas que o número de crianças a serem Batizados é ilimitado, chegando em até 50 crianças na mesma Cerimônia. Já imaginaram o cansaço pra criança?
Meu irmão, depois de muito custo fez o curso em plena segunda feira e não gostou da forma como tudo foi explicado. Infelizmente ele não aproveitou o curso.
Já o curso que Marido, Dinda, Clara e eu fizemos neste sábado foi super gostoso e explicativo. Aprendi coisas que realmente fizeram eu ter mais vontade de Batizá-la e de ter acertado na escolha dos Padrinhos.
A Palestrante era super didática, tinha slide com o que ela nos explicava.
O pessoal da Igreja se preocupou em deixar um lugar arrumadinho com trocador, um canto pra nós mãe amamentarmos, nos serviram café, chá e bolachinhas.
Trocador e Lugar pra amamentação |
Curso preparatório pro Batismo |
Slides explicativos |
O curso durou quase 3 horas, foi das 9 às 12hs e foi super leve.
Nele aprendemos a importância de se escolher bem os padrinhos, o que é ser Católico, o significado dos símbolos do Batismo e o mais importante e bacana:
Que devemos Batizar nosso filho pra iniciarmos na Religião e que quando eles tiverem entendimento decidirem qual caminho seguir pra chegar até Deus.
Ah! Clara se comportou super bem! Mamou, dormiu, riu e não chorou .... linda da mamãe! rsrsrs
Agora eu preciso levar todos os documentos na Igreja São José e organizar todo o resto: decoração, comida, doces e etc.
Já contratei a fotógrafa e o buffet de crepe!
Conforme for decidindo tudo, conto por aqui!
E com vocês?
Como foi a escolha da Igreja? Teve tanta burocracia assim?
Beijos
Igreja São José
Rua Dinamarca, 32 Jardim Europa
http://www.saojosedojardimeuropa.com.br
Paróquia Nossa Senhora de Fátima Vila Leopoldina
Rua Barão da Passagem, 971
http://www.nsrafatima.org.br
UAU! Confesso que cansei só de ler!
ResponderExcluirSomos cristãos evangélicos e por aqui não houve batismo, mas confesso que adoro o significado de se escolher os padrinhos!
Não sabia que era tão difícil assim ... acho que deve ser uma prova para a família, se insistir é porque querem mesmo e entendem a importância do batismo católico!
Beijos, Má <3
www.monmaternite.com
Caramba!!! Eu devia ter lido tudo isso antes de batizar as minhas. Ia me poupar muitas dores de cabeça... rs....
ResponderExcluirótimo post!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/
Bem legal seu post pra quem tá pensando em batizar. Eu optei por não batizar minha filha, apesar de tê-la matriculado numa escola católica.Criei um discurso que prefiro que ela escolha sua religião quando tiver mais idade. Mas acho linda a cerimônia e respeito quem queira fazê-la logo. Mas se eu fosse batizá-la ia ser difícil escolher os padrinhos, mesmo descartando as pessoas da família, porque família é família e se fosse escolher padrinhos seriam os amigos mais especiais!!
ResponderExcluirBeijão nas duas!!
@_maejestade
Dipa, não sou católica, não sou a favor do batismo de crianças e então não batizei a Bia.
ResponderExcluirMas eu acho bonito assim, quem faz porque realmente acredita e não apenas para seguir uma tradição, sabe?
Bom, estou participando de um meme lá no blog, e tinha de indicar algumas blogueiras para participar, dai indiquei você!
Beijos
www.parabeatriz.com
Paola, por sermos evangélicos aqui em casa não teve batismo, então não imaginava que fosse assim tão complicado, nossa!
ResponderExcluirFoi legal você ter colocado aqui a trajetória a seguir, assim orienta os pais que vão batizar os filhos. Vou indicar este post a uma amiga que vai batizar o filho.
Beijos e obrigada pela presença no meu post no Recanto das Mamães.
Lauri
laugsousa@yahoo.com.br