quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Festa Infantil: Tema Madagascar


Oi gente, tudo bem?

Um dos desenhos que Clara ficou encantada quando viu foi o Madagascar o que não é difícil, né? Ela AMOU os bichos e se divertiu com o Me remexo muito. Nas minhas pesquisas pela internet atrás de inspiração achei esta festa e me APAIXONEI. Olha só cada detalhe lindo:

Placa de boas vindas, convite e as pegadas do leão te levam à festa.
Super bacana esta ideia e fácil de fazer!




Os doces e água com os personagens:





Olha só que bolo bacana, de cupcakes! Adorei




As lembrancinhas:



A mesa:




Adorei as máscaras e toda criança curte, né?
Uma ideia é fazer de animais diferentes pra criançada entrar no clima Madagascar.



Quanto ao cardápio, tem como dar uma variada e colocar petiscos e opções saudáveis. Frutas, palitos de vegetais, patês super combina com o tema.
E outra, independente do tema, alimentação saudável sempre é sucesso e deve estar presente até nas comemorações (ao contrário do que muita gente pensa e faz).


Gostaram???
Beijos

Imagens retiradas do blog: Hostess








quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Sugestão de Cardápio semanal pra lancheira das Crianças

Imagem Pinterest


Esses últimos dias um assunto que veio à tona foi sobre o que mandar na lancheira das crianças e entre muitas dúvidas, pitacos, palpites e "achos" resolvi ajudá-las com um cardápio básico, super saudável, fácil de fazer e algumas dicas mais sobre como variá-lo ao longo do ano.

Antes acho interessante  vocês lerem dois posts que falam sobre elas, as temidas lancheiras:



Apesar de parecer redundante, mesmo com estes dois posts muita mãe/pai se sente perdido na hora de colocar em prática tudo o que lê na internet ou escuta da amiga, da mãe do coleguinha e etc.

Olha só o cardápio que preparei pra vocês:

Super fácil de fazer :)

Pra variar mais é simples, basta seguir algumas dicas:

Para Beber :

  • Varie nos sabores;
  • Invista em uma boa garrafa térmica pra permitir que água, chás e sucos caseiros permaneçam gelados;
  • Não induza os sucos com açúcar, se optar pelos sucos de caixinha, escolha os sem açúcar. Se for fazer caseiro, escolha frutas mais adocicadas ou adoce com uva passa ou faça combinação de uma fruta azeda/ácida com uma doce;
  • Crie o hábito dos chás serem bebidos sem açúcar;
  • No caso dos iogurtes, prefira os integrais e sem muito açúcar (uma boa olhada na tabela nutricional vale a pena pra você achar o que melhor te atende, mas já adianto os "gregos" da vida, leites fermentados, petit suisses e suas variações não são jamais as melhores opções)

Frutas (fonte de vitaminas, minerais e fibras):

  • Varie nas frutas e cada dia mande uma fruta diferente;
  • Coloque as frutas mais sensíveis enroladas em papel xuga e depois no papel alumínio
  • Crie o hábito de seu filho comer as frutas com casca (maçã, pêra, ameixa, pêssego, nectarina, uva) e já as mande lavadas e higienizadas;
  • Compre potes térmicos pra já mandar as frutas picadas quando necessário (melancia, melão, manga, abacaxi, kiwi);
  • Compre potes térmicos pras frutas mais sensíveis como o  morango.

Lanches (fonte de proteína e carboidrato):

  • Se organize no fim de semana e faça algumas opções caseiras pra semana inteira - pães, tortas salgadas e bolos podem ser congelados nas porções certas pra lancheira e descongeladas um dia antes da escola;
  • Faça um mix de cereais sem açúcar (aveia, uva passa, granola, quinua em flocos) pra criança adicionar no iogurte ou até mesmo uma salada de frutas;
  • Tenha recipientes pequenos pra mandar porções de patês ou os cereais;

Imagem daqui

  • Faça os lanches coloridos, de forma que o natural, saudável e caseiro chame tanto a atenção quanto ao pacote de bolacha com cores chamativas;

Uma boa variação de lanche também! Você pode colocar os palitos de pepino ou cenoura no lugar do grissini e junto enviar o patê pra Cria comer junto :)
** Essa foto é de uma opção de lanche que fiz pra Clara comer junto comigo, por isso os palitos de dente. No caso de lanche escolar, prefira mandar o tomate e a mussarela de búfala sem o palito, podem estar juntos no mesmo recipiente, mas sem os palitos. Segurança em primeiro lugar :).

  • Use a criatividade com os recheios dos sanduíches: patê de atum, queijo cottage, requeijão, manteiga, geléia sem açúcar ou adoçante, mussarela de búfala com rúcula, ricota com espinafre, ricota com cenoura ralada, atum com cenoura ralada e gergelim, ricota com parmesão e hortelã são ótimas opções;
Lembre-se, a lancheira é uma das refeições que seu filho faz ao longo do dia, ou seja, ela tem que ser saudável como as outras.
Não precisa colocar muita coisa pra não correr o risco de interferir na próxima refeição, mas tem que suprir as necessidades energéticas pra Cria aguentar o período escolar.

Espero que tenha ajudado.

Beijos.

OBSERVAÇÃO: Este cardápio foi feito de forma aleatória com todos os alimentos, caso você queira um cardápio balanceado e específico pro seu filho ou família, com lista de compras e receitas mande um email para dicasdadipa@gmail.com e peça o orçamento.







segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Mas afinal: O que é Alimentação Saudável?

Imagem Pinterest


Oi gente, tudo bem???

Alimentação saudável parece ser a nova "moda" do momento, vejo muitas pessoas dizendo ter uma, mas quando observo o prato, hábitos alimentares, despensa percebo que estão bem longe de tê-la. Por outro lado, percebo que muitos profissionais complicam demais essa tal de alimentação saudável, ou melhor, pouco sabem explicar o que ela realmente é.

Além da falta de informação existe a industria alimentícia e toda sua praticidade pra ajudar as família com a correria do dia a dia e isso é um perigo, afinal será que você sabe exatamente o que está comendo?

Desde que as primeiras modernidades surgiram nós escutamos dos antigos de nossa família que comida boa é comida feita em casa, comida fresca. Isso não mudou e é a mais pura verdade bem ao pé da letra.

Antigamente comer gelatina era bom pra saúde, porque tem o colágeno que "firma" a pele. Hoje já sabemos que gelatina de caixinha é só corante e açúcar, ou seja, nada de bom pro organismo, muito pelo contrário. Mas e aí? O que fazer? Devemos viver só com frutas no lugar do doce? Ter uma alimentação só a base de verduras, legumes e frutas? Não podemos ter mais diversidade em nossa alimentação?

Por mais que exista um monte de frutas, verduras e legumes em todas as regiões do mundo e aqui no Brasil em uma abundância enorme as pessoas tem necessidade de variar mais, de comer outras coisas, de querer um doce, um petisco, um líquido durante a refeição e outra manias mais. É nesta hora que entra o grande perigo que pode colocar toda a alimentação saudável no buraco.

Quase sempre quando vou na casa de alguém fazer consultoria a avó ou empregada mais antiga está lá e o que mais ouço é:

- Criança tem que comer açúcar pra ficar feliz
- Nas frutas mais azedas coloca açúcar que o bebê come
- Não pegou chupeta? Coloca açúcar que pega
- Bolacha de maizena é sem gosto, feita pra bebê
- Bolacha de água e sal é salgada, então pode
- Danoninho é comida de criança pequena
- Suco de caixinha é melhor que refrigerante
- Gelatina de mocotó faz bem
- Só no fim de semana pode
- Ah! É só uma vez por dia
- Bisnaguinha é docinha, meu neto adora

E assim por diante!

O que fico triste é que a indústria vence e vence disparado na frente de quem quer propagar uma vida mais saudável de um modo geral, porque pra "ajudar" as famílias que querem ser saudáveis, as empresas de alimentos  lançam as linhas diets e lights e assim o ciclo vicioso continua fincado no dia a dia das famílias.

Não adianta trocar seis por meia dúzia quando o que queremos é ser saudável. Diet são alimentos que contém algum nutriente em específico em menor ou nenhuma quantidade e o light são os alimentos com redução de gordura. Mas e todo o resto de porcaria que tem nos ingredientes de tudo isso? E o que tudo isso interfere nas nossas crianças??

Como sempre falo, nós adultos já temos nossos hábitos alimentares e manias erradas sobre o que devemos e não devemos consumir e quando nasce o bebê, devemos ter a consciência de fazer diferente com eles e aos poucos irmos mudando também os nossos hábitos, o que facilita muito manter a criança saudável mesmo com interferências da escola, amigos e etc.

Alimentação saudável é:


  • comer cada vez mais o natural, o fresco, o caseiro. 
  • saber que o equilíbrio não está em consumir algo errado 1X/dia ou todo fim de semana; 
  • não cair na conversa de que sua criança é "coitadinha" porque não come brigadeiro ou danoninho; 
  • abusar de temperos naturais e não em pós cheios de glutamado de sódio ou realçador de sabor;
  • não consumir farinhas, cereais refinados e preferir sempre o alimento mais puro, integral; 
  • "perder" 15 minutos a mais no supermercado e ler as informações nutricionais dos alimentos; 
  • saber o que realmente está comendo e oferecendo ao seu filho; 
  • não tomar suco de caixinha com açúcar; é não tomar refrigerantes em ocasião alguma; 
  • variar sempre o cardápio; 
  • comer a cada 3 horas no máximo;
  • não comer frituras de imersão;
  • não comer doce todo dia.


Biscoito de polvilho, bolacha de maizena, bolacha maria, bolacha de água e sal, bisnaguinha são ricos em sódio, digamos que "milionários" em sódio além da gordura vegetal e outras coisas mais. Gelatina é açúcar e corante, peito de peru, salsicha, presunto é embutido, gordura ruim e também ricos em sódio, além de outras coisas; suco de caixinha com açúcar é um poço feito pra obesidade, diabetes e afins. Danoninho, leite fermentado, bebida láctea são ricos em açúcar, tem bastante sódio, espessantes e etc, ou seja, não devemos considerá-los uma boa fonte de cálcio (nem adianta usar esta desculpa).


Perguntei pra duas pessoas o que é alimentação saudável, uma delas é Nutricionista Infantil também, autora do blog Nutricionista Infantil e amiga querida, a Karine Durães e pra ela alimentação saudável é: rica em alimentos frescos, que traduza uma ótima qualidade de vida e muito prazerosa. e a outra é uma mãe participativa de vários grupos sobre alimentação, seguidora do blog, a Jéssica: Pra mim alimentação saudável e fazer da comida poesia. É aguçar os sentidos desde o barulhinho do alho fritando na panela, o cheiro que invade a casa toda, gostinho bom que aquece o coração! É amor!
Olha só 2 pratos que a Jéssica fez pra sua família e me deu água na boca:

Prato Principal: Nhoque de batata doce e cenoura com molho de tomates e bolinho de frango enriquecido com farinha de abóbora


Sobremesa: Mousse de goiaba branca com coco e raspas de limão!







Bora começar a comer comida de verdade, inventar receitas deliciosas, levar a família pra cozinhar juntas, escolher alimentos prontos saudáveis!

E pra você?
O que é alimentação saudável??

Beijos

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Festa Infantil: Safari





Oi gente, tudo bem???

Um dos temas que acho lindo é  tema Safari. Acho colorido, cheio de coisas e dá pra "brincar" bastante usando a criatividade e imaginação.
Navegando pelo vasto mundo da internet me deparei com esta decoração e achei simplesmente sensacional. Adorei a combinação de cores, os animais e já pensando no cardápio podemos colocar várias frutas, afinal Safari = selva = natureza = natural hahahahahahhaa (a mãe nutricionista aqui tem que dar seu grito de alimentação, né????)

Uma das coisas que não curto muito e é difícil eu gostar são os fundos das mesas, mas este eu gamei de vez. O verde limão deu todo destaque e o macaco pendurado no que parece cipó ficou perfeito.


Cupcakes com os animais .... tão fofos que dá até dó de comer :)


Docinhos que podiam muito bem ter dividido o cardápio com frutas e legumes :)
Água também não pode faltar.



As bandejas mais "rústicas" dão todo o charme na decoração.


O que falar dos guardanapos?
Adoro os detalhes das festas e reparo em todos rs.



Olha a mesa das lembrancinhas. arraso puro!


AMEI tudo!



Bolo com a bicharada linda.

As forminhas com estampa dos bichos e parecendo flores dão um show à parte.

E aí???
Qual tema vai ser a festa da sua Cria???
Por aqui já ando pensando, pensando e pensando rs.

Beijos
Imagens tiradas do Hostess







terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Sugestão de Cardápio pra criança de 1 a 2 anos {Boletim da Nutrição}

Você precisa ensinar seu filho a comer comida de verdade. Não fast-food, não comida industrializada .... Imagem: Pinterest


Oi gente, tudo bem???

Uma das coisas mais pedidas pela internet nos grupos que modero e participo, consultório ou consultoria que faço é o tão famoso cardápio. Fazer um cardápio não é de tudo fácil, pois exige que você conheça a pessoa que irá segui-lo, suas necessidades especificas, rotina, horários e assim por diante.

Hoje vou dar uma ideia de cardápio que serve pra crianças de 1 à 2 anos de idade, pois as recomendações são praticamente as mesmas, assim como as "proibições" (o açúcar, por exemplo).




Se vocês perceberem o cardápio é perfeito também pros adultos e toda família, ou seja, não tem dificuldade em fazer seu filho comer de forma correta, saudável e ainda por cima praticidade, afinal que cozinha pra uma pessoa, cozinha pra duas, três e assim vai, né?
Outra coisa, este cardápio pode ser oferecido pra crianças de qualquer faixa etária o que vai mudar são as quantidades de cada porção no prato.
Essa semana vou postar cardápio pra crianças acima de 2 anos e assim por diante.
Espero que ajude.

Beijos

OBSERVAÇÃO: Este cardápio foi feito de forma aleatória com todos os alimentos, caso você queira um cardápio balanceado e específico pro seu filho ou família, com lista de compras e receitas mande um email para dicasdadipa@gmail.com e peça o orçamento.


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A criança e a escola: Como foi a escola hoje?



Oi gente, tudo bem?

Quem me acompanha e me conhece sabe o quanto acho importante estar por dentro de tudo o que acontece com a Clara na escola, mesmo ela sendo pequena e estando ainda no berçário 2.
Todos os dias quando a levo na escola respeito o tempo dela em entrar na sala de aula e começar a se soltar pra brincar com as outras crianças. Mesmo quando ela está chorosa (em raras ocasiões) eu me despeço, falo que vou trabalhar e que mais tarde eu volto.

No fim do dia, quando vou buscá-la, fico uns 30 minutos na escola. Converso com a professora, pergunto como ela ficou durante o dia, a amamento e só depois vamos embora.
No carro, com ela na cadeirinha, vamos conversando e sempre pergunto como foi o dia dela. Vocês podem falar:

- Mas Paola, ela tem 1 ano e 6 meses e não entende nada.

Posso até concordar que ela tem apenas 1 ano e 6 meses, mas desde os 5 meses e meio vai pro berçário e desde então eu pergunto pra ela como foi o dia e entre risadas, bebenês e agora sua linguagem com algumas palavras nós conversamos e eu sinto que meu papel de mãe está feito. Sinto que ela entende que eu quero saber sobre a vida dela e isso pra mim é uma delícia.

Conforme ela fala:

- Bia, a uau, acqua, papá, coco

Eu respondo, interajo e juntas conversamos e nos entendemos.

A vida é tão corrida, nossos filhos ficam mais na escola do que em casa e acho superimportante nós pais sabermos de tudo o que acontece com nossos filhos, cada descoberta, evolução. Cada atividade que foi feita durante o dia. Se teve alguma briguinha típica de infância, se as crianças já tem o amigo preferido e assim por diante.
Olha só que bacana este vídeo, que fala exatamente sobre essa ponte entre pais e filhos:




Outro ponto que acho superimportante é deixa-la o máximo possível longe de tablets e celulares. Adoro dar tinta, giz de cera pra ela pintar o sete em casa. Na escola dela, até por conta da idade eles desenvolvem atividades lúdicas e necessitam sempre de materiais escolares de acordo com a faixa etária de cada classe. Ficam longe de televisão, tablets e afins.

Este ano tive o prazer de conhecer a marca STAEDTLER e seus produtos. Eles tem várias linhas de materiais escolares e de escritório e dentre elas tem a linha Wopex que dura mais que os outros lápis comuns, ajudando na preservação do meio ambiente e também no rendimento das crianças. E os lápis coloridos da linha escolar tem um sistema ABS que protege as pontas dos lápis, para que não quebrem com tanta facilidade. É o máximo, né?






Quem nunca se aborreceu quando estava escrevendo ou desenhando e a ponta do lápis quebrou?
Quer conhecer mais da linha STAEDTLER e o manifesto “Como foi sua escola hoje?”? Entre no site  www.comofoiaescolahoje.com.br e desfrute de dicas, entrevistas com especialistas e muito mais.


Beijos

*** Este foi um post patrocinado por uma empresa que confio e acredita no blog.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Dicas pra uma lancheira saudável

Imagem


Oi gente, tudo bem?

Muitas mães me perguntam no consultório ou nas consultorias à domicílio que faço, como elaborar lanches saudáveis e o que mandar na lancheira das crianças pra escola.

As dúvidas mais frequentes são sobre suco, opções de salgados e de biscoitos pois, o mercado tem uma vasta opção de produtos.

Alguns tem os personagens de desenho estampado nas embalagens e chama a atenção da criançada, mas será que eles são as opções mais adequadas?

Normalmente, as mães montam a lancheira com 1 suco, 1 lanche e algo mais doce. 

Percebo que além da dificuldade da lancheira, outra grande dificuldade é o que servir no lanche da tarde em casa ou nos fins de semana onde normalmente, a alimentação é mais "liberada".

Com relação aos industrializados, é importante ficarmos atentas no rótulo e ler os ingredientes e informações nutricionais. Olha só quais nutrientes observar:

  • Carboidratos - normalmente o açúcar está incluído aqui, quando não está, vem escrito a quantia de açúcar separado
  • Sódio - se possível ter 0 de sódio é a melhor opção, mas até uns 5% acaba sendo "aceitável"
  • Gorduras -que em excesso ajuda no ganho exagerado de peso

Produtos que contém muito açúcar e gordura, por exemplo, são os bolinhos prontos, bolachas recheadas, sucos de caixinha, iogurtes, pettit suisse e outros.

Fiz uma lista de opções para deixar a lancheira muito mais saudável e bem fácil de fazer, dá uma olhada:

  • Pão integral com queijo
  • Grissini integral
  • Queijo branco em cubinhos
  • Biscoito integral
  • Suco de polpa
  • Água
  • Chás naturais com pouca ou nenhuma adição de açúcar (o que é muito melhor)
  • Bolo caseiro sem cobertura e recheio
  • Frutas
  • Cenoura baby crua
  • Tomate Cereja
  • Palitos de pepino
  • Lanche de rolo (com aqueles pães de wrap e eu prefiro sempre o integral)
  • Frutas desidratadas
  • Castanha, nozes, amêndoas
Pra conservar bem os alimentos, é interessante e primordial que você escolha uma lancheira térmica. Em relação ao suco e água uma dica bacana é congelá-lo e mandá-lo congelado pra escola, dependendo do horário do lanche ou recreio, ele já está descongelado e super geladinho.

Está em casa, toda a família reunida e deu aquela vontade de petiscar???  Olha só quanta coisa pode fazer:

  • Grissini integral com patê
  • Patês de atum sem maionese (coloca azeite, cebola picadinha e salsinha fica uma delícia)
  • Patê de ricota
  • Muffin caseiro 
  • Salada de fruta
  • Pipoca de panela (sem tempero pronto, tipo aqueles pozinhos que realça sabor, sabem?)
  • Cubos de queijo 
  • Suco Natural
  • Bolo caseiro sem recheio e cobertura 
Olha só alguns posts que já fiz com receitas e dicas sobre produtos industrializados menos prejudiciais e bacanas pra ajudarem na correria:

Culinária pra Criança: Bolo de Laranja Integral
Culinária pra Criança: Bolo de Chocolate Integral
Culinária pra Criança: Pão de Queijo Integral com Cenoura
Opções de Sucos de Caixinha: Veja AQUI
Snacks industrializados: Veja AQUI

Usando a criatividade e abrindo mais a mente, dá pra comer de forma saudável e prática.

Gostaram???

Beijos,
Paola!

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Tendas e Casinhas pra crianças

Imagem Pinterest


Oi gente, tudo bem?

Uma das coisas que acho o máximo, super fofa são as tendas/cabanas, casinhas e barraquinhas pras crianças. Lembro que na minha infância a moda eram aquelas casinhas de tecido e eu tinha uma da Turma da Mônica e super me divertia brincando dentro delas. Quando cresci e sonhava com minha família, sempre incluía no sonho a Casa de Bonecas no fundo do quintal, aquelas típicas de filme, sabem??

Quando Clara nasceu eu comecei a olhar certas coisas com outros olhos e claro, já entender o espaço físico real de casa e o que caberia dentro dele e foi aí que descobri as cabaninhas e casinhas de tecido que existem hoje. É uma mais linda que a outra, dá vontade de ter todas, tem de todas as cores, tipos, tamanhos.

Olha só algumas que achei no Pinterest e no Etsy:

Amei essa casinha, super colorida, dá pra fazer de qualquer cor e acredito que tamanho.



Esta você prende no teto (caso coloque dentro de casa) ou em uma árvore no quintal pras Crias brincarem ao ar livre.


Mas em termos de praticidade, acho que esses modelos são os mais práticos pra montar e desmontar e pelo tamanho cabe tanto indoor quanto no quintal.
Além da variedade de cores que você pode escolher.




Olha o charme dessa com luzes. fique apaixonada :)


Elas ficam bonitas dentro de casa também




As cabanas servem também pra ser o canto da leitura, do descanso e da farra mesmo.


é uma opção de cenário pra fotos, inclusive nas buscas no Etsy eu achei como cabana fotográfica.


Serve também pra um dia na praça com pic-nic e ajudar  a proteger do sol.


Enfim, é algo mil e uma utilidades, que qualquer criança vai adorar, afinal, quem nunca quis ter um "esconderijo" ou lugar só seu pra brincar???

Beijos

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Festa Infantil: Tema Alfabeto




Imagem Pinterest

Oi gente, tudo bem??? 

Esses dias, sentada em frente ao computador enquanto pensava em qual tema fazer a festa de 2 anos da Clara, me deparei com o Tema Alfabeto e me encantei! As possibilidades de decoração, cardápio são inúmeras e cabe em qualquer bolso. Achei um tema bem bacana pro primeiro ou segundo aniversário, pois somos nós pais que escolhemos (teoricamente) o tema da festa e assim podemos em cada letra colocar algo que nosso filho ama!

Esta festa está bem clean, com cores pastéis, mas como falei acima, você pode viajar na imaginação e super colorir tudo se quiser!

Vamos a festa:


Imagem daqui

Cubos com as letras servem de porta lembrancinha e ajudam na decoração da mesa.

Imagem daqui

Imagem daqui

Imagem daqui

Imagem daqui

E esse bolo cheio de letras e nos tons da festa?

Imagem daqui

Os trenzinhos ficaram encarregados de "transportar" as letras. Achei um mimo.

Imagem daqui

Doces em forma de cubo com as letras dão um charme todo especial.

Imagem daqui

Pra lembrancinha, ideia de balde com giz de cera no formato das letras. Fala a verdade, super fofo!

Imagem Pinterest

E uma das partes que mais amo, o cardápio saudável, com alimentos correspondentes com as letras. Gamei de vez :)

Imagem Pinterest

Gostaram???
 Dá pra fazer igual ao abecedário da Xuxa hahahahaha (Marido que nãoo me leia).
E dá pra colorir livremente de acordo com sua imaginação.
Beijos







AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Paola Preusse . Tecnologia do Blogger.

© Maternidade Colorida , AllRightsReserved.

Ilustração por Re Vitrola Layout e Programação por Raquel Brehm