quinta-feira, 13 de março de 2014

Ovos de Páscoa: Dar ou não dar pras crianças?


Imagem Pinterest


Carnaval já passou agora é a época mais adorada pelos chocólatras de plantão: a Páscoa. E com ela vem várias questões dentro da Maternidade. Sentido religioso, consumismo, preço alto dos ovos e a tão cruel dúvida: dar ou não dar ovos de chocolate pras crianças e bebês.

Deixemos de lado o sentido religioso, o consumismo e o valor dos ovos. Vamos focar na questão: Criança tem que ganhar Ovo de Páscoa?

Esta semana fiz a seguinte pergunta lá na fanpage:



Um assunto que essa época dá sempre o que falar.

Como será a Páscoa por aí? Vai rolar chocolate à vontade pras crianças???
Qual idade das Crias que vão ganhar os ovos de chocolate???

**** Sem julgamento e sim bate papo!!!!#amãequersaber #vamosdebater #vamosnosajudar

Chocolate é uma delícia, mexe com o bom humor, é estimulante e tem gente que não consegue ficar um dia sequer sem consumi-lo. Quem já está acostumado e conhece seu sabor fica realmente enlouquecido com a Páscoa e a possibilidade de comer vários ovos.

~ Pausa pra uma confissão na qual não me orgulho ~

Eu sou uma pessoa chocólatra assumida. PRE-CI-SO comer chocolate todos os dias e em crises de TPM, ansiedade ou nervoso eu como chocolate de forma ridícula que até eu me assusto.

E por ser assim, tão dependente de um alimento do qual eu luto diariamente pra não ser refém é que eu não quero, não incentivo, não dou pra Clara. Porque sim, chocolate vicia.

~ Ufa! Me sinto melhor ~

Todo esse efeito viciante é por causa do Cacau, principal pelo menos deveria ser  ingrediente do chocolate. Olha só os benefícios e características do cacau:


  •  É amargo;
  •  É escuro;
  • Rico em flavonóides, componente antioxidante que evita várias doenças;
  •  Contém cafeína e teobromina, substâncias com efeitos estimulantes, colaborando pra um raciocínio mais rápido;
  • Ajuda na produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar, como a serotonina;
  • Contém vitaminas e minerais.


Mas com tantos benefícios, porque é ruim comer tanto chocolate ou dar chocolate pras crianças?


  • Porque os chocolates vendidos e que tanto amamos são ricos em gorduras e açúcares, pois como falei em primeiro lugar, o cacau é amargo é pra ter o gosto saboroso que tanto vícia precisa de MUITO açúcar e é aí que mora o grande perigo, pois os benefícios do cacau vão pro beleléu e o que fica é o vício pelo doce;
  • Já falei, ou melhor, sempre falo sobre o perigo do açúcar em nossa vida: obesidade, diabetes e todas outras doenças vinculadas ao excesso de peso. 
  • Chocolate branco não tem os benefícios do cacau, pois sua concentração é minúscula no produto;
  • Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, açúcar deve ser oferecido pra crianças após 2 anos de vida, ou seja, se a Cria por aí tem menos de 2 anos nada de chocolate, né?;
  • Porque o bebê ou a criança se nunca comeu chocolate não sabe o que é chocolate, ou seja, não vai ficar com vontade se você não comer na frente dela e não vai conhecer se você não oferecer.

Caso seu filho ou filha tenha 2 anos ou mais e você está louca de vontade de dar um ovo de chocolate pra ela, preste atenção nestas dicas:

  • Limite-se a um único ovo;
  • Caso sua família queria encher a criança de chocolate, peça pra eles darem outros presentes, mas sem ser doce;
  • Compre o ovo sem apelo de personagens ou brindes: A criança tem que comer qualquer coisa porque tem que comer e não por apelo de brinquedos ou personagens preferidos;
  • Prefira chocolates com alto teor de cacau, ou seja, os mais amargos. SIM! Crie o hábito correto de seu filho comer chocolate;
  • Ao invés de fazer a caça aos ovos, faça a caça a cenoura cozidinha. O que vale é o lúdico, é a criançada ver as pegadas do coelhinho, se divertir. Se eles  acharem o principal alimento que o coelho come vão se divertir também.
No ano passado, Clara era bebê (tinha 9 meses) e entendia menos ainda o que é a Páscoa, mas eu fiz as pegadas no chão e coloquei palitos de cenoura pra ela se deliciar.




Esta Páscoa com certeza ela não ganhará ovo. Vou fazer bolo de cacau em formato diferente, fazer caça as frutas que o coelho come ... enfim, usar o lado lúdico da brincadeira pra me divertir com ela. 

Em resumo, boa Páscoa pra todos vocês.
Beijos










Comentários
3 Comentários

3 comentário(s) ;-)) :

  1. Gostei da ideia das brincadeiras. Bjs, Lu
    www.soumaededoisanjinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei a idéia! E confesso sou chocolatra e já dei chocolate pra minha filha de um ano e meio. ..mas evito ao máximo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Paola tudo bem ! adoro chocolates ,mas evito ao máximo dar e nem a mamadeira coloco açúcar (vitamina) . minha filha esta com 3 anos e 4 meses e já olha de longe quando tem algum amiguinho comendo docês e é muito difício ela ver e não comer , acho que doi o coração de qualquer mãe e já me falaram que quando ir para escola vai mudar mais ainda .
    beijos e adorei a idéia ,mas acho que vou dar o ovo sim .
    voutandoasermenina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Paola Preusse . Tecnologia do Blogger.

© Maternidade Colorida , AllRightsReserved.

Ilustração por Re Vitrola Layout e Programação por Raquel Brehm