quinta-feira, 11 de julho de 2013

Blogagem Coletiva: Infância sem Preconceito

Oi gente, tudo bem?

Se tem uma coisa me deixa nervosa é preconceito de tudo e qualquer coisa. Acredito que respeito deve haver em primeiro lugar e com qualquer um ao seu redor.

Não, não precisamos aceitar e concordar com tudo, mas respeitar acho que é dever e faz parte da educação de nossos Pequenos.

Uma vez, conversando com um amigo, ele me contou que em uma escola particular e famosa aqui de São Paulo, uma criança de 5 anos não quis segurar na mão de seu colega, pois ele era negro. Oi? Como pode isso? Que adulto será essa criança, se hoje, com 5 anos não tolera segurar a mão de quem tem cor diferente?

Percebo que as pessoas estão menos intolerantes, que não aceitam as diferenças sejam elas quais forem e que algumas instituições não estão preparadas pra receberem alunos com necessidades especiais e usam isso como "desculpa".

Mas será que crianças, pessoas com necessidades especiais não devem, podem ou merecem ficar juntos de crianças que não as tem? Será que a integração não faz parte de um processo sadio e natural?

Quem nunca ouviu estórias de deficiente visual que se casou com quem enxerga bem? Eu conheço uma mulher, deficiente visual que namorou anos um menino que enxergava e os dois se davam super bem.

Enfim, devemos lutar pelos direitos iguais de todos.

Fiquei indignada quando fiquei sabendo que uma criança portadora de Diabetes tipo I foi impedida de fazer o passeio da escola. A mãe não foi autorizada a ir pra aplicar a insulina, então chegaram a conclusão de que era melhor a criança não ir.
Eu sei e entendo que a criança precisa aplicar a insulina, que ela só aceita que a mãe o faça, que é responsabilidade da instituição se algo acontecer com a criança por falta do medicamento, mas proibir e não ter outra forma de resolver o problema também não é o correto.
Acho que deveriam ter tido outra solução pra este problema, senão daqui a pouco praticamente ninguém vai poder estudar, passear e desfrutar tudo que a escola oferece.

Em minha opinião, instituições precisam se atualizar pra receber a todos com igualdade. Todas as crianças e pessoas merecem conviver entre si e ter acesso aos mesmos lugares.

Beijos










Comentários
1 Comentários

1 comentário(s) ;-)) :

  1. Paola,
    é isto mesmo, tudo parte da educação!
    Obrigada por participar de nossa ação virtual! Juntos somos mais ;)
    Abraços,
    Flávia Pellegrini
    @napracinha

    ResponderExcluir

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Paola Preusse . Tecnologia do Blogger.

© Maternidade Colorida , AllRightsReserved.

Ilustração por Re Vitrola Layout e Programação por Raquel Brehm