quinta-feira, 27 de junho de 2013

Culinária para Bebês: Papa de frutas {Carambola, Pêra e maracujá doce}

Oi gente, tudo bem?

Clara come bem praticamente todas as frutas, com exceção do abacate que percebi que ela faz uma caretinha e só come 3 colheres.
Como ela come todas as outras, eu não forço e ainda não tentei misturá-lo com nenhuma outra fruta pra tentar mascará-lo.
Gosto e acho importante respeitar o paladar da Pequena.

Quando eu faço as papas de frutas, faço pra ela conhecer novas combinações de sabores e pra variar cada vez mais em sua alimentação.
O lado bom também, é poder oferecer as frutas mais cítricas misturadas as mais doces sem adicionar açúcar e ela já comer todas as frutas.

Hoje eu acordei disposta a inovar rs e fiz uma combinação que ficou exótica ao meu ver e pro meu paladar.
Ficou gostosa, Clara comeu sem fazer caretas e aceitou super bem.

As frutas escolhidas foram:

- Carambola
- Pêra
- Maracujá doce


A Papa fica com gostinho suave do maracujá, um pouco cítrica com o gosto da carambola, mas de um modo geral fica doce e apetitosa.



Curiosidades pelas frutas:

A carambola é originária da Índia, veio pro Brasil em meados de 1800 pra Pernambuco. Ela é altamente rica em potássio e por isso, pessoas com problemas renais não podem consumi-la.

No maracujá, suas folhas e o suco contêm passiflorina, um sedativo fraco. Ajuda a combater a ansiedade. O chá preparado com as folhas tem efeito diurético e suas sementes atuam como vermífugos. 
Maracujá, na língua tupi, quer dizer "alimento dentro da cuia".

Existe uma variedade de pêras, cada uma com uma textura, cor, formato diferentes, além dos preços.
Eu particularmente prefiro a Williams, pois me parece ser mais suculenta.
Olha só os tipos de pêra:

A PERA WILLIAMS, dura, granulosa e ácida, é boa para ser cozida sem se desmanchar. É desta pera que é feito o aguardente francês Poire.
A PERA D’ÁGUA, também granulosa, tem a polpa mais delicada do que a Williams.
De tamanho menor do que as antecessoras, a PERA D’ANJOU é arredondada e com pouco caldo.
A PERA PORTUGUÊSA, que em Portugal é chamada de pera Rocha, tem forma ovalada, casca amarela e polpa macia e suculenta.
A PERA DE PÉ CURTO é arredondada, e assemelha-se à mação, na aparência.
Também redonda, a PERA ASIÁTICA é a mais parecida com a maçã na forma. A casca é cor de laranja e a polpa, firme.
A PERA RED tem esse nome por causa da casca vermelha, e é bem suculenta. (Fonte: daqui)
Espero que os Pequenos gostem por aí!

Beijos



Comentários
2 Comentários

2 comentário(s) ;-)) :

  1. Adorei... Apesar que agora não dou mais papinha, não curte mais... Estou em busca de sucos já algumas ele não gosta, e da ate ansia... Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  2. Pode congelar as papinhas doces?

    ResponderExcluir

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Paola Preusse . Tecnologia do Blogger.

© Maternidade Colorida , AllRightsReserved.

Ilustração por Re Vitrola Layout e Programação por Raquel Brehm