segunda-feira, 22 de abril de 2013

Alimentação: Como higienizar frutas, verduras e legumes

Oi gente tudo bem?


Semanalmente eu posto aqui as papinhas que faço pra Clara e algumas pessoas me perguntam alguns detalhes que são primordiais pra um preparo adequado das refeições.


Pensando nisso, resolvi escrever sobre o início de uma boa receita e hoje vou falar um pouco sobre a higienização das verduras, frutas e legumes.


01


De nada adianta uma refeição linda e toda saudável, se os alimentos não estão limpos, higienizados corretamente, pois uma alimentação saudável está além da escolha dos alimentos e nutrientes, precisamos também saber como escolher, preparar, manipular armazenar os alimentos. Além disso, os cuidados com a higiene pessoal, do ambiente e dos próprios alimentos também são essenciais. 



Um dos pontos principais pra gente garantir que nossa refeição está perfeita, é a higienização adequada do que vamos comer.

Vocês sabiam que as bactérias, sujeiras e agrotóxicos fazem muito mau pra nossa saúde? Existem bactérias que podem nos levar a morte e não é exagero. Aquelas larvinhas, minhoquinhas que por vezes vemos entre uma folha e outra podem sim  ser nocivas.
Vocês podem falar:

- Mas como vamos cozinhar, refogar as verduras, os microrganismos vão morrer.


Sim, alguns deles morrem com a temperatura, mas existem alguns que são imunes e precisariam de uma temperatura bem mais alta do que a que deixamos pra cozinhar, ou seja, elas não morrem  e por isso é importante a higienização antes do preparo das refeições, mesmo dos alimentos que serão cozidos.


No mercado existem produtos adequados pra higienizar e esterilizar as hortaliças e frutas. O que eu uso em casa é o hidrosteril, que é um composto de cloreto de sódio e permanganato de potássio e vende em farmácias e supermercados. Existe também o hipoclorito de sódio, um dos mais usados em cozinhas profissionais.

A melhor forma de saber como usá-los, é seguir as instruções da embalagem. 

Imagem verduras 03
Em relação ao preço, achei por R$ 5,60 em uma rede de farmácias e por R$ 8,79 em uma rede grande de supermercados.
Normalmente este produto fica na área de hortifrútis. 


Cso prefira usar água sanitária ou vinagre, a receita é fácil:


Água Sanitária: Faça uma solução com água sanitária: uma colher de sopa para um litro de água. Deixe de molho por 15 minutos.


Vinagre: Duas colheres de sopa de vinagre para cada litro de água. Deixe de molho por 30 minutos. 



Mas atenção: 


Leia no rótulo da água sanitária se ela é adequada para higienização de alimentos e águas e em relação ao vinagre, ele apenas faz com que as larvas se desprendam das folhas, ele não as mata. Desta forma, ele deve ser usado como um complemento da higienização.


02


Quando esterilizamos de forma correta os alimentos, evitamos as chances de contaminação e consequentemente doenças como diarréia, hepatite A, E. Coli, cólera, rotavírus e noravírus, por exemplo.



Espero que tenham gostado das dicas e o principal, que elas sejam úteis aí na casa de vocês.
Beijos



Imagens retiradas 01, 02 e 03

Fonte de Pesquisa: Manual de Segurança Alimentar - JUCENE, Clever 2008


Comentários
0 Comentários

0 comentário(s) ;-)) :

Postar um comentário

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Paola Preusse . Tecnologia do Blogger.

© Maternidade Colorida , AllRightsReserved.

Ilustração por Re Vitrola Layout e Programação por Raquel Brehm