segunda-feira, 13 de maio de 2013

Maternidade cansa?

Oi gente, tudo bem?

Ontem, no almoço de domingo do Dia das Mães, estávamos nós, as mulheres da família, algumas mães, outras não conversando e entre uma conversa e outra, me deparei com uma frase que soltei no meio da conversa:

- Não é a Maternidade, ser Mãe, que cansa e sim todo o resto que temos que fazer sozinha!

E fiquei com isso na cabeça.

01

Parei e pensei no exemplo e queixa clássica: SONO!

Ficar sem dormir cansa?

Claro que cansa! Mas cansa mais porque quando o bebê dorme, nós temos que cozinhar, lavar, limpar, arrumar a casa e não conseguimos dormir enquanto eles dormem.
Precisamos achar um tempo pra ficar com o Marido, porque senão vem toda a cobrança. Se tem outros filhos em questão, precisamos dar atenção, ver a lição, notas da escola e assim por diante.

Mas vem cá, porque os homens tem o "direito" de descansarem aos domingos à tarde e nós precisamos sempre fazer alguma coisa?
Porque os homens podem chegar em casa depois de trabalhar o dia inteiro, sentar no sofá, tomar café, ver televisão, se desligar dos problemas e descansar e nós precisamos colocar o umbigo no fogão, dar banho, dar jantar pros filhos?

Será que o que cansa é ser mãe ou é ser mulher? Ou na realidade é a junção dos dois: ser mãe  e mulher?

Vejo uma dúzia de amigas dizer que os Maridos são super parceiros, ajudam, fazem e acontece. Mas a grande maioria não é assim que acontece. Assim como a grande maioria tem no máximo uma faxineira uma vez por semana.

O Marido aqui, confesso que me ajudava muito mais quando eu estava grávida. Como eu trabalho de segunda à sábado e na gravidez dava plantão de domingo, ele fazia a faxina de casa todo sábado. Sim! Eu chegava em casa e tudo estava limpo.
Tudo bem que dentro do box ele esquecia o rodo, na cozinha ficava a caixa do aspirador, no móvel da TV do quarto ficava um ou outro produto de limpeza com o pano, mas a casa estava limpinha. Ah! Ele só não lavava a louça, pois ODEIA com todas as forças lavar louça. Mas até aí, tudo bem, né? Oque é uma louça perto de uma casa inteira?

Clara nasceu, fiquei em casa quase 6 meses e a ajuda foi-se neste período. Algumas vezes eu ouvi bem baixinho que eu ficava em casa o dia inteiro, ou que a casa estava bagunçada porque eu tinha ficado na rua o dia inteiro.
E eu não engolia seco não, eu dizia que ele não tinha noção de quanto tempo e atenção a Clara tomava.
Pra quem não sabe, Clara mamava a cada 1 hora até fazer 4 meses e agora é a cada 2 horas, 3hs estourando, mas em episódio isolados e ela é grude total comigo, onde eu vou ela vai engatinhando atrás, não gosta de ficar sozinha e etc.

... Voltando ...

Comecei a trabalhar e ainda trabalho aos sábados e ele passa o dia inteiro com ela e só depois disso ele percebeu o "trabalho" que dá e que realmente não tem como fazer muitas coisas com ela. Ele inclusive dorme junto com ela, isso mesmo, sabe aquele tempo que era pra gente dormir e descansar e não fazemos porque vamos cuidar do resto? Pois é, ele aproveita e dorme junto com ela.
Quando chego, às 20hs, ela está eufórica pra ficar comigo, quer mamar, gruda no peito e lá ficamos e ele se "despede" da função e vai descansar no sofá.

Teve um dia que meio que surtei e falei:

- Sabe qual a nossa grande diferença?
Você trabalha feito um FDP (sim, eu falei assim mesmo pq precisava extravazar e sim, eu falo palavrão, o que agora vou mudar porque não quero dar esse exemplo pra Clara), mas chega do serviço, senta, toma café e descansa. Vê televisão, demora o tempo que precisar no banheiro, dorme a noite inteira que nem escuta o choro da Clara e eu?
E eu não! 

E ele ficou com os olhos arregalados e disse:

- Mas eu te ajudo!

Enfim, ajudar ele até ajuda, mas tudo tenho que delegar. E o faço, pois se eu não falar, ele não vai fazer e eu vou ficar brava, a gente vai brigar e a confusão está pronta!
Quando estou muiiiiiiiiiiiiiiito cansada e aproveito pra dormir com a Clara das 19hs às 21:30 já aviso o que ele tem que preparar pro jantar, que normalmente é o arroz e omelete (o dele é demais de bom). As coisas da cachorra (dar banho, dar comida, limpar a cocozada toda, passear) é de responsabilidade dele.

Com tudo isso, cheguei a conclusão de que às vezes temos "dó", "pena" dos Maridos e pensamos:

- Tadinho! Eles trabalharam o dia inteiro e ainda vai fazer o arroz? ou
- Ele trabalha 12hs/dia e ainda vai fazer o omelete? ou
- Eu dou conta

Não! A gente não dá conta e não temos que ser uma máquina, não somos uma máquina (falei sobre isso aqui). Somos mulheres, mães, seres humanos que precisamos sim descansar.

02

Precisamos ter força de vontade e amamentar nossos bebês o máximo de tempo possível (desde que tenha leite e diversos fatores), até os 2 anos como recomenda a OMS e não usarmos a amamentação como culpa pro cansaço, por não dormir.
Precisamos ter paciência pra brincar, dar carinho, colo, ninar, tomar banho junto.

Quem precisa da gente são nossos bebês e os Maridos e as pessoas ao redor precisam entender isso.

Vejo tanta gente querendo filho e quando nasce partem pras teorias absurdas (ao meu ver) de fazer o bebê dormir a noite inteira, dão trocentos brinquedos tecnológicos ou deixam os bebês hipnotizados na frente da TV pra ter "sossego", dão a famosa mamadeira com leite artificial às 23hs pro bebê dormir a noite inteira e depois dão remédio pra passar a cólica. A última que vi, foi uma mãe que deu cerveja pro bebê dormir a noite inteira. SIM! Cerveja.
Desculpem-me, não sou a melhor mãe, não participo de nenhuma competição pra isso, não quero ser eleita a melhor mãe. Sou mãe e dou o melhor de mim pra minha filha, mas não consigo me calar ao ver algumas coisas que no meu ver é absurdo.
Você dar uma bebida alcoólica pra um bebê dormir é demais da conta na minha opinião.

Meio que "cansei" de ouvir gente falando que está de saco cheio dos filhos serem super apegados, de amamentar, de fazer comida caseira, de estar cansada, de isso, de aquilo enquanto no fundo o problema não é o filho, não é ser mãe e sim a falta de "auto-organização" ou colaboração do próximo (Marido, companheiro, namorado, noivo: pai da criança biológica ou de criação).

O filho não é só da mulher, é do casal e ambos precisam se organizar com tudo.

Por adolescentes e adultos melhores amanhã, por seres humanos com valores, conscientes, precisamos hoje cuidarmos de nossos bebês.
Estudos mostram como a fase de bebê é importante no desenvolvimento, como o colo, carinho, afeto, vínculo, conversar e interagir com os bebês são fundamentais pra criação do indivíduo.

03


Como funciona por aí???
Beijos


Imagens retiradas daqui: 01, 0203








Comentários
7 Comentários

7 comentário(s) ;-)) :

  1. Sensacional !!!!! Eu li de manhã e não tinha tido tempo de vir comentar mas AMIGA QUE POST LINDO !!!

    Eu tenho um marido parceiro em níveis inacreditáveis mas tb ouço às vezes ele pedir "um tempinho só pra ele", oi?

    E eu??? rsrs

    E eu to contigo, esse povo reclama d+ dos filhos...
    Não quer trabalho? Não os tenha !!!

    E bora criar com apego, dar carinho, colo, peito e tudo o q eles tiverem direito !!!1

    Amiga, arrasou ! Alias, tu tem arrasado e muito nos seus posts !!!

    Muitos beijos

    ResponderExcluir
  2. Amei seu post!!! Cheio de verdade!! Sabe que reclamo às vezes, recamava muito de não dormir, acho que esse é o nosso maior pesadelo, né? Mas hoje me policio, antes de reclamar eu penso: "Eu quis, ninguém me obrigou!"
    Você disse tudo: "O filho não é só da mulher, é do casal e ambos precisam se organizar com tudo."
    A gente tem que falar isso sempre, porque muitos homens não foram criados pra isso! Nunca tive medo de deixar meu marido se "virar" com a Luna! Eu pensava "Se eu aprendi, ele vai aprender também." E por muitas vezes Luna vazou a fralda porque ele colocou errado, aliás até eu colocava errado...hahahaha o negócio é querer aprender e se não quiser a gente incentiva!!!

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu texto, Paola e é por aí mesmo. Eu faço parte dessa uma dúzia que você citou e sempre falo para as amigas e conhecidas: puxem seus companheiros para a responsabilidade! Como você disse, o filho não é de um só; não foi feito por um só, logo, participe, ora bolas!
    Todos têm limitações e ao mesmo tempo talentos próprios, por isso, acho que se aproveitarmos o melhor de cada um (eu sou ótima para cozinhar, ele limpa a casa como ninguém) a rotina amansa e a gente consegue respirar um pouquinho.
    Não dá para ter tudo: ou dorme junto com o filho ou aproveita para adiantar alguma coisa. Assumindo isso e dividindo as tarefas e responsabilidades, a vida vai ficando mais leve e a gente se estressa menos.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa... perfeito seu texto..
    Meu bebê faz 5 meses amanhã e marido aqui eu ainda não vi ser pai de verdade. Brinca um pouquinho, mas é só!
    Eu não abro mão de fazer a minha parte, mas confesso que se fosse compartilhado seria tudo tão mais leve, mais fácil..
    Me vi copiando o texto e mandando pra ele ler, mas até isso eu duvido..

    ResponderExcluir
  5. "...dão a famosa mamadeira com leite artificial às 23hs pro bebê dormir a noite inteira..." (qual é o problema nisso?)

    Hoje em dia meu filho esta com 7 meses e não precisa comer neste horário, mas meses atrás ele acordava por volta da 00:00 ou 01:00 da madrugada e eu tinha que dar o leite. Mas por orientação do pediatra, fui aos poucos tentando fazer com que ele dormisse a noite toda sem precisar comer. Hoje em dia ele dorme a noite toda, e as vezes quando da um chorinho, eu vou lá coloco a chupeta, balanço o bumbum e ele dorme.
    Então, não entendo a sua colocação em relação ao LA, sei que muitas mães fazem isso por que entendem que seu filho muitas vezes acorda com a necessidade de se alimentar. Quer dizer que se for LM pode...mas se for LA é um quase um "crime".

    ResponderExcluir
  6. Adrienne,

    De maneira alguma é crime dar LA pros bebês, ma acho um crime antes do 6 meses ou enquanto se está amamentando dar mamadeira de LA pra criança dormir a noite inteira.
    São coisas totalmente diferentes.
    Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, até os 6 meses, a amamentação deve ser exclusiva (desde que a mãe consiga amamentar, tenha leite e etc.), mas falei dos casos que por "comodismo" ou necessidade de dormir que as mães oferecem o leite artificial na mamada das 23hs. Fui aconselhada a fazer isto por pessoas da minha família que o faziam e sim, acho isso o cúmulo.
    Acho que nós mães devemos achar outra forma de descansar e não prejudicar algo que faz bem pra saúde dos bebês.

    A partir do momento que a amamentação não é exclusiva, o LA é o indicado pra alimentação dos bebês.
    Beijos e obrigada pela visita :))

    ResponderExcluir
  7. Oi, como me identifico com seu post. Minha bebê tem 15meses e até hoje ainda mama e praticamente a madrugada toda. Acordo muito cansada, tenho q vir trabalhar no dia seguinte, e quando chegar em casa, brincar com ela, e qdo ela dorme ai vou limpar, lavar, passar... E muitas das vezes não sou reconhecida pelo marido.
    Penso em fazer o desmame noturno, para ver também se melhora ela comer.. Mas, agora está saindo 8 dentes de vez, o que tem a deixado nervosinha... Mas assim que melhorar vamos tentar o desmame.
    Bjs
    comternuraecarinho.blogspot.com

    ResponderExcluir

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Paola Preusse . Tecnologia do Blogger.

© Maternidade Colorida , AllRightsReserved.

Ilustração por Re Vitrola Layout e Programação por Raquel Brehm