quinta-feira, 25 de abril de 2013

Alimentação: Congelar e descongelar os alimentos



Eu trabalho fora e faço questão de cozinhar e preparar as Papinhas da Clara, assim seu exatamente o que ela está comendo e fico mais tranquila.
Como o tempo é corrido e se eu for deixar pra fazer a papinha no dia, ela não vai jantar, pois ela chega do Berçário, brinca um pouco e dorme, eu congelo as papinhas por um período de no máximo 15 dias.

Todo fim de semana, meu ritual é ir na feira, preparar as 4 papinhas diferentes e congelá-las. Com isso, muita gente me pergunta como congelo, descongelo e se é correto congelar as papinhas.

Quando congelamos os alimentos pouco perdemos de seus nutrientes. Perde-se um pouco no descongelamento, pois as vitaminas e minerais se dissipam na água, mas se você levar em consideração que não irá desprezar o "caldo" descongelado da papinha, não perderá praticamente nada.

Além do mais, se perdesse os nutrientes da forma que falam, quem vive de dieta era só comer comida congelada/descongelada, né? (piadinha pra descontrair).

Umas das coisas que temos que ter em nossa mente, é que se por um acaso as folhas de seu almeirão estão murchas, ele já perdeu algumas de suas catacrésticas nutricionais, logo, seria melhor se você o tivesse congelado, que perderia menos.

O que vejo muito por aí é a bandeira "mais"mãe daquelas mulheres que conseguem cozinhar diariamente pros seus filhos e não estou aqui defendendo as mães que congelam suas comidas porque o faço e sim com um olhar de Nutricionista.

É muito melhor você dar a papinha congelada do que uma industrializada para seu filho, mas isso também depende de vários fatores (transporte, temperatura, manipulação e etc.)

Polêmicas à parte, vamos ao propósito do post, né? Como congelar e descongelar os alimentos.

Mas será que podemos congelar todo e quaisquer alimento ou preparação?
A resposta é simples: Não!




Alguns alimentos e preparações por conta de sua composição não podem ser congelados pra não perderem suas características iniciais.

Uma dica é que quanto maior o teor de gordura, menor a validade do congelamento.


Congelar os alimentos é um dos métodos mais seguros, desde que os alimentos e preparações estejam com em condições perfeitas. É uma forma de conservar os alimentos e preparações por vários meses de forma fresca e não faz mau à saúde. Cada preparação e alimento tem seu tempo útil de congelamento.


Para que o congelamento seja perfeito é necessário que a temperatura dos alimentos caia rapidamente, fazendo com que a água existente nos produtos se transforme em minúsculos cristais de gelo que não danificam o alimento. 
Os alimentos líquidos aumentam de volume quando congelados, por isso deixe sempre um espaço vazio na embalagem para permitir a expansão do alimento. 





 Apesar de ser seguro, cada alimento e preparação tem seu tempo de vida útil e é bom ficar ligada nisso, pois não é porque a preparação está lá congelada que pode ficar séculos no freezer.


Além do alimento precisar estar com suas características padrões intactas, embalagens, tamanho da porção, etiquetas são super importantes.
De que adianta você se dar o trabalho de fazer toda a comida, colocar nos potes adequados e não saber o que é que vai comer ao descongelar?
Além do mais, a etiqueta garante que você saiba quando fez tal prato e controle o prazo de validade.
Em relação a porção, o que foi congelado, descongelado não pode ser congelado novamente e deve ser consumido em no máximo 2 dias.


 Olha só como eu etiqueto em casa. Pode ser etiqueta normal, escrita à mão e hoje em papelarias já vende canetas à prova da umidade e não apagam com o tempo.




Umas das fases mais importantes do congelamento é o descongelamento e é aí que nosso cuidado e atenção também não pode falhar.
Nada de descongelar na bacia de água, na pia ou no tanque.
Descongelar um alimento precisa ter organização. Programe-se com seu cardápio e descongele dentro da geladeira em tempo hábil do mesmo ficar pronto, ou então, leve direto a alta temperatura (fogão ou forno)





Como eu faço em casa:

- Faço as papinhas pra no máximo 15 dias, tudo depende de como serão meus próximos dias e também preciso usar meu tempo pra curtir a Clara, né?
- Já coloco as porções que ela come em cada potinho que uso só pras papinhas dela. Os potes que uso são de plástico com BPA free;
- Etiqueto todas as papinhas pra saber o que ela está comendo e analiso a aceitação dos sabores e texturas;
- Pela manhã, escolho a papinha do dia e deixo na geladeira, assim quando chego a noite já está descongelada;
- Esquento na panela, no fogão e não uso o microondas.

Gostaram?
Espero ter ajudado.
Beijos



Fontes: Manual Técnica e Dietética, 01, 02, 03
Imagem (apenas a imagem) retirada daqui








Comentários
4 Comentários

4 comentário(s) ;-)) :

  1. Adorei as dicas!!!

    Quando a Yasmin era bebê eu congelava as papinhas dela também! Mas agora como ela janta com a gente raramente faço isso!

    Beijos

    http://yasmin-vitoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá.Conheci seu blog e adorei! Pra descongelar na panela você deixa ferver?E em banho maria, coloco o potinho junto com a água no fogo ou espero a água ferver, retiro do fogo e só depois ponho o potinho?
    Obrigada,
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Posso congelar os alimentos separados, já cozidos? Tipo batata baroa cozida em pedaços, pra depois fazer a papinha e/ou praticar BLW?

    ResponderExcluir
  4. Posso congelar os alimentos separados, já cozidos? Tipo batata baroa cozida em pedaços, pra depois fazer a papinha e/ou praticar BLW?

    ResponderExcluir

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Paola Preusse . Tecnologia do Blogger.

© Maternidade Colorida , AllRightsReserved.

Ilustração por Re Vitrola Layout e Programação por Raquel Brehm