quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Banho de sol, você sabe a importância?

Quando Clara nasceu, a pediatra que deu a alta da maternidade orientou que desse banho de sol diariamente, mas não me explicou o porque.

Graças a Deus, fiz faculdade na área de saúde e sei a importância do sol, mas o sol do horário correto pra nossa saúde e pra saúde do bebê.

Existem algumas vitaminas que além de ingerirmos com a alimentação, precisamos de algum fator pra sintetizá-las e elas terem efeito em nosso organismo. No caso em questão, a vitamina D só é sintetizada com os raios solares.

Ok, eu sempre usei isso como desculpa pra torrar no sol, mas como minha mãe diz, eu "criei juízo" e não faço mais isso hahahahaahaha.

Pra dar o banho de sol nos bebês, devemos seguir algumas orientações:

- Expor o bebê com pouca ou nenhuma roupa (claro, depende da temperatura e clima do dia, né?) no horário do sol "bom", que são até às 10:00hs ou após às 17:00;
- Você pode fazer isso dentro de sua casa mesmo, mas fique atenta e abra os vidros, pois o fator que sintetiza a vitamina D não ultrapassa o vidro;
- No começo, o banho de sol deve ter duração de 5 - 10 minutos e gradativamente pode-se chegar em no máximo 1 hora;
- Deixe o bebê tomar sol de frente e de bruços, assim ele toma sol por inteiro.

Mas vem cá, você sabe pra que serve a vitamina D e onde a encontramos???

A vitamina D tem um papel importante em assegurar o funcionamento correto dos músculos, nervos, coagulação do sangue, crescimento celular e utilização de energia.  As fontes naturais mais ricas em vitamina D são os óleos de fígado de peixe e os peixes de água salgada.

A falta de vitamina D na alimentação ou a inadequada exposição aos raios solares pode causar raquitismo na criança, doença do tecido ósseo que ocorre durante a fase de crescimento, caracterizada por inadequada mineralização do osso por falta de vitamina D ativa.

Eu sempre tive costume de dar o banho de sol na Clara pela manhã, pois normalmente no fim do dia já tem um ventinho mais gelado. Por sorte, no quarto dela, o sol bate pela manhã, no horário certo e é quando a colocava deitada pra se "bronzear". Atualmente, ela está indo pra escola e lá eles também dão o banho de sol, mas com roupa.


Clara com 1 mês

Clara com 4 meses (na época essa foto fez sucesso no IG rsrsrs)


Viram como é importante o sol pros bebês e crianças?
Então se organize e inclua o banho de sol em sua rotina. Pode ser até no passei diário, uma volta no quarteirão.
E se seu filho já vai pra Escola, verifique se eles dão banho de sol nas crianças, observe se seu filho está "bronzeadinho" e quando puder, passe de surpresa por lá no horário do sol bom e descubra se realmente tem algum lugar que bate sol e existe condições de darem o banho de sol.

Ah! Gostaria de convidá-los a curtir nossa fan page, me seguir no Twitter e também no Instagram (@papreusse). Vou adorar a companhia de vocês.

Beijos




Comentários
4 Comentários

4 comentário(s) ;-)) :

  1. Adoro as fotos da sua pequena na florzinha! Banho de Sol é muito bom mesmo!


    Keka (Mami HardRock)
    #AmigaComenta
    http://testdrivemami.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já sabia que era importante, mas não sabia que tinha que estar com o vidro aberto. Valeu a dica, pretendo lembrar assim que de tentante passar para gestante e dps mamãe, rs. bjo!

    ResponderExcluir
  3. Eu adorava dar o banho de sol no Murillo, ele amava também. Adorei as fotos.
    Beijos Ca
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. Que pequeno mais fofo!!!
    Lindo demais!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Paola Preusse . Tecnologia do Blogger.

© Maternidade Colorida , AllRightsReserved.

Ilustração por Re Vitrola Layout e Programação por Raquel Brehm