quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A escolha do Berçário

Antes mesmo de engravidar eu já sabia que meu filho teria que ir pro Berçário quando acabasse minha licença maternidade (certo ou errado isso será assunto pra outro post), por isso desde que entrei nesta empresa (há 3 anos) nunca tirei férias e aguentei inchada até 1 dia antes da Cesárea pra aproveitar ao máximo minha filha, assim conseguirei ficar com ela até quase 6 meses. Ela só vai pro berçário em janeiro.

Durante a gravidez, já observei alguns berçários, analisei a localização e liguei pra pesquisar valores e nada cair como uma bomba no meu colo depois de nascida a bebê.

Semana passada comecei as visitas nas escolas selecionadas e em uma que nunca tinha pensado em colocá-la e muitas foram minhas surpresas e decepções.

Berçário tem um valor bem significativo, pelo menos no orçamento aqui de casa. Não achei berçário por menos de R$ 1.000,00.
Além do preço alto, olhei cada detalhe das escolas e eu sou MUITO detalhista ... enxergo coisas onde ninguém percebe, acho que isso é por conta da minha profissão.

Não vou citar nomes porque às vezes o que é bom pra mim não é pro outro e a intenção não é "queimar" estabelecimento algum e sim fazer uma lista do que acho importante um berçário ter!

Pra mim e o Marido, a "escolinha" ideal (não necessariamente nesta ordem) tem que:

- Ser perto de casa ou do trabalho

- Ser higiênica e super limpa

Vocês podem pensar: Claro que tem que ser limpa e eu concordo, mas encontrei escola que o fraldário cheirava ruim, muito ruim. Eu sei que fraldário é lugar aonde trocam-se as fraldas, mas ele tem que ser limpo constantemente e não acumular fralda suja.

- Ter funcionários capacitados

Outro ponto óbvio, mas nem sempre o óbvio é o que acontece, por isso vale a pena perguntar!

- Seu filho ser bem tratado

Isso é mais que óbvio, né?
Pois bem, fui em um berçário em que as berçaristas não olhavam nos olhos e rostos dos bebês, estavam conversando mais que o homem da cobra ignorando totalmente os bebês, enquanto uma das funcionárias chacoalhava o bebê conforto de uma forma quase que "brutal" pro bebê de 7 meses dormir.
Se não bastasse isso, em plena quinta feira passada, com quase 34 graus, em um berço tinha um bebê dormindo no bebê conforto dentro do berço.

Peraí! Você vai pagar mais de R$ 1.000,00 e vai ter seu filho dormindo esmagado pq as berçaristas tem medo de tirá-lo da cadeirinha e ele acordar?
Na hora pensei na Clara, que dorme super pouco e se mexer nela ela acorda na hora!

- Se a alimentação estiver inclusa, ser de acordo com a idade do bebê e os alimentos sempre em perfeito estado

Parece piada, mas encontrei fruteira com fruta podre e bem madura, sabe quando já passou do ponto?

- Ter infraestrutura adequada

É interessante verificar se tem lugar pro banho de sol diário, se a escola é plana e não tem muitas escadas, se é segura, se os espaços são divididos por idade.

Visitei uma escola que pra ir no berçário tem que subir uma escada que na minha concepção achei perigosa e já imaginei a berçarista subindo com a Clara mais a bolsa.

- Saber como eles preenchem o tempo do bebê e fazem a rotina

Como é a forma lúdica de estimulá-los, hora da refeição, hora do sono, como é enfim a rotina do dia deles no berçário.
Fui visitar uma escola que a maior parte do tempo é em frente a TV!

Acabei colocando a Clara no Berçário que jamais imaginava que colocaria quando passava em frente, escolhi uma perto de casa, afinal não sei se irei continuar no mesmo emprego, a arquitetura do local é plana, sem escadas, tem espaço que bate sol, a unidade do berçário tem crianças até 3 anos, ou seja, é uma escola pequena, Clara terá um berço só dela, nenhuma outra criança dormirá nele, ela terá uma banheira só dela e os itens de refeição também são dela.
Semanalmente eu levarei a roupa de cama e banho e toda sexta feira vem pra casa pra eu lavar.
O bom dela ter o berço dela, é que posso colocar o kit berço que eu quiser, roupa de cama e isso pode ajudá-la a não estranhar tanto.
Os itens pessoais ficam guardados em organizadores plásticos individuais e separados por departamentos: alimentação, higiene e brinquedos.
Lá tudo é filmado por circuito interno e as imagens ficam gravadas, eu não consigo ver pela internet e no final das contas até gostei, senão não ia ter sossego, mas se acontecer alguma coisa eu tenho acesso as gravações!
Eles irão seguir a rotina que eu determinar e em relação a introdução dos alimentos será conforme o pediatra ou nutricionista liberar.
Sem eu falar como gostaria que fosse dado o leite materno, eles mesmo já me disseram que descongelam e esquentam em banho maria, tem um freezer só pro leite no lactário e lá só manipulam as mamadeiras e as frutas.
Nesta escola não tem televisão, são 2 bebês por berçaristas e no máximo 8 bebês!
Fui 2X sem marcar horário e em todas as vezes, a escola estava super limpa, cheirosa e organizada.
Os bebês brincando no espaço deles, as berçaristas de branco, com touca e proteção nos sapatos, assim não suja o tapete de EVA.

Visitei 5 escolas e em nenhuma eu marquei horário. Teve uma que não me deixaram entrar porque não havia marcado horário e desisti de lá. Pelo que conversei com outras mães, é normal marcar horário, mas eu particularmente não concordo com isso, pois pra mim quem não deve não teme e se a desculpa foi acordar os bebês, eu não sou louca que berro ou falo alto neste tipo de ambiente!

É, Maria Clara já tem data marcada pra começar no berçário e o coração da mãe aqui fica apertadinho. O que me consola e tranquiliza é que escolhi o berçário que mais gostei!

E com vocês? Como foi a escolha do berçário ou escolha dos Pequenos?
Não escolheu? Corre que às vezes mesmo particular não tem vaga, no meu caso, peguei a última vaga!

Beijos
-



Comentários
10 Comentários

10 comentário(s) ;-)) :

  1. Ai, meu coração apertou com o seu, só de imaginar deixar Liam em berçário ja da ate vontade de chorar, somos mais dependentes deles do que eles de nós necessariamente, boa sorte pra vc, vai dar tudo certo!!

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que será só em janeiro hahahahaahaha e 10 dias antes dela completar 6 meses, foi o maximo que consegui!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Paola, esse momento é mesmo intenso... você vai fazer a adaptação?
    Te desejo toda sorte do mundo nessa nova fase, e achei esse post bem útil pra ajudar outras mães!
    um beijo
    Carol Baggio

    ResponderExcluir
  4. Eu recebi uma boa proposta de trabalho qdo Cuque tinha 8 meses e até pensamos em voltar atrás na decisão de eu ficar em casa. Olhei alguns berçários e até escolhi, mas acabei não tendo coragem.
    Mas nesta minha procura, tive certeza de uma coisa: na lista de critérios, acho muito importante uma escola com sistema interno de cameras por TODA a escola liberado para os pais. Isso me tranquilizaria muito, se eu tivesse que colocá-los em uma escolinha.
    Bjux
    Inaiá

    ResponderExcluir
  5. Luna não foi pro berçário, começou na escola com 1 anos e 7 meses. Já conhecia bem a escola, tenho amigas que trabalham lá e meu marido é coordenador lá também. Mas sou tão louca que antes mesmo de ficar grávda, logo assim que decidi engravidar, andei visitando umas creches e gostei mais da que recebeu sem precisar marcar hora. E já escolhi até a faculdade vai estudar e até o curso!!!! r#aloka srsrs

    Beijão.

    ResponderExcluir
  6. Paola, o meu filho já foi pra escolinha com 1ano e 9 meses... mesmo assim, fiz uma excursão por todas as escolinhas do bairro... mas foi por causa da idade e por indicação médica (ele não falava absolutamente nada e achavam que a culpa era da mãe, a escolinha resolveria). Graças a Deus, a escolinha da prefeitura era muito, muito melhor que todas as dos bairros juntas: proporção criança/adulto, espaço na sala, espaço livre, refeições... enfim... uma escolinha que vale a pena. Então, não tive dúvidas.
    Esse é o segundo ano dele lá. Só que boa assim, só Educação Infantil. Infelizmente, ensino fundamental é bem realidade de escola pública que a gente vê por aí... então, vou ter que fazer toda uma excursão novamente...

    ResponderExcluir
  7. Eu não precisei colocar a minha pequena no berçario,então com 2 anos resolvemos coloca-la em uma escola que aceitasse só duas tardes da semana,era o que eu preciva p/ resolver minhas coisas(principalmente médico e banco),tem poucas opções nesse quesito mas consegui,por dois anos ela frequentou um hotel p/ crianças e esse ano consegui uma escolinha que aceita esse sistema,pois eles trabalham com reforço escolar,dai eles pegam crianças p/ dias alternados,eu gosto muito dessa escolinha e a minha agora #aos4 adora as tias,o que acho bom é que eles trabalham com poucas crianças,acho isso bom porque ai fica mais fácil eles darem a atenção que a criança precisa...tbm gosto desse negôcia de ter que marcar hora p/ visitar a escolinha.
    Força que vai dar tudo certo.
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  8. Paola. ..é assim mesmo!!! Tudo parece óbvio, mas está muito longe de ser....tb. Fiz a mesma maratona que vc..no final escolhemos um berçário q passou no teste de estrutura, mas escolhemos porque a coordenadora pedagógica é conhecida do meu marido há quase 20 anos...isso contou!!!! Boa sobre nesta nova jornada...Bjs Camila Mamãe Viver Bem Bom
    http://viverbembom.com.br
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  9. Oieee, eu imagino como deve ser péssimo pensar em deixar o bb no berçario mas, o bom, é que vc fez tudo direitinho e está segura de sua escolha, com certeza isto vai fazer muito diferença no dia de enfrentar o primeiro "desgrude" rsrs..

    Aqui o Pedro só entrou na escola com 3 anos, mesmo assim não foi facil, a Cacá entrou este ano com 2 anos e meio, sofri muitooooo pq ela não se adaptou, fazia um escandalo todos os dias e daí, eu tirei, ano q vem ela volta, veremos a novela!! rsrsrs

    Acho que sua lista está perfeita!!

    Bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  10. A juju entrou na escolinha com 1 ano e 3 meses, nessa época ela não ficava integral, mas observei os mesmos itens que você.
    É difícil encontrar um lugar legal né? Mas que bom que achou e que a pequena já está com 6 meses.
    Beijos querida!
    #amigacomenta
    http://www.soumaeeagora.com

    ResponderExcluir

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Paola Preusse . Tecnologia do Blogger.

© Maternidade Colorida , AllRightsReserved.

Ilustração por Re Vitrola Layout e Programação por Raquel Brehm