terça-feira, 25 de março de 2014

Rótulo dos Alimentos: O que devemos saber?

Imagem Pinterest


Muito se fala dos produtos que encontramos nas gôndolas, que alguns são saudáveis, outros nem tanto e outros devemos ficar bem longe. Como sempre falo, a melhor maneira de ter uma alimentação saudável é saber o que realmente está em seu prato e para isso, temos que conhecer os ingredientes e informações nutricionais dos alimentos prontos independente da marca. Estas informações precisam estar sempre nos rótulos dos alimentos, vamos entender melhor:
Ingredientes
Em relação aos ingredientes, preste atenção nos itens que você ou alguém da sua família possa ter alguma alergia e aqueles que em excesso fazem mal à saúde. Nos ingredientes sempre vai ter algum de nome complicado e outros que você nem imagina o que é e isso é normal, por isso segue uma listinha do que se encontra bastante por aí.
gordura vegetal - é interessante saber qual é a gordura, gordura trans faz mal ao coração, aumenta os índices de colesterol.
farinha de trigo enriquecida – A ANVISA determina que as farinhas sejam enriquecidas com ferro e ácido fólico para ajudar na prevenção de deficiência destes nutrientes. Saiba mais aqui.
açúcar  - que em excesso causa obesidade, diabetes. Alguns produtos já especificam o tipo de açúcar usado, principalmente os alimentos ditos mais saudáveis.
amido modificado – significa que o amido foi modificado quimicamente e suas características foram alteradas.
lectina de soja – é um aditivo, mas algumas empresas usam como emulsificante
xarope de milho – é açúcar com nome diferente. É rico em frutose, tem boa solubilidade em água, é barato pra indústria e é mais doce que a sacarose (açúcar normal).
Olha só este vídeo que explica direitinho sobre o xarope de milho que é encontrado em MUITOS produtos, inclusive salgados

glutamato de sódioesse aqui é encontrado em muitos produtos. Ele é um realçador de sabor e estudos já mostram que quando ingerido em grandes quantidades pode causar intoxicação, altera o metabolismo da fome e saciedade, ou seja, dá mais fome, diminui a saciedade aumentando o apetite. Ele também aumenta a probabilidade de sobrepeso, pressão arterial alta e diabetes.
sal - mesmo em produtos doces encontramos o sal, precisa ficar atenta ao sódio total do produto.
Um fator importante pra você ter uma noção do quanto tem de cada ingrediente no produto é a ordem em que ele aparece na descrição. Os primeiros ingredientes são os que tem em maior quantidade na receita.  Normalmente o açúcar vem sempre em segundo ou terceiro lugar, por isso fique atenta.
Informações Nutricionais:
Fonte: Anvisa
Fonte: Anvisa

Na tabela de informações nutricionais está a quantidade dos macro e micronutrientes presentes no produto específico e a quantidade que ele representa em porcentagem para uma dieta de 2,000kcal.
Opa! 2000 calorias? Mas no caso das crianças elas comem menos do que isso, né? Sim, por isso que devemos prestar mais atenção nestes números. Ao meu ver, 9% de sódio é muito para um único produto em um dia, afinal tem todo o resto da alimentação e a mesma coisa com o açúcar, as gorduras e afins.
Um exemplo são os biscoitos em que, 7 unidades (em alguns casos) representam esses 9% de sódio, então se a pessoa comer o dobro são 18% e se comer o pacote inteiro (mais ou menos 30 bolachas) ela vai ingerir mais de 38% do sódio que ela deve ingerir durante o dia inteiro (ja falamos sobre os males do sódio AQUI) e ressalvo que esses dados são para dietas de 2.000 calorias. Agora repito: imagina para as crianças?
Não estou querendo dizer que nada do que você encontra no mercado é bom para ser consumido, mas sim que é importante você saber o que você come e oferece para sua família e para isso tem que ler os rótulos dos alimentos e conhecer os ingredientes e informações nutricionais. Tente reservar uns minutos a mais na ida ao supermercado e escolha os produtos com consciência, no começo pode ser chato mas logo vira hábito.
Espero tê-las ajudado.
Beijos,

PS: Este post foi escrito por mim e publicado primeiramente no Bagagem de Mãe, blog que sou colunista às quintas feiras.

Comentários
0 Comentários

0 comentário(s) ;-)) :

Postar um comentário

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Paola Preusse . Tecnologia do Blogger.

© Maternidade Colorida , AllRightsReserved.

Ilustração por Re Vitrola Layout e Programação por Raquel Brehm