quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Coalhada caseira: Receita e benefícios

Imagem Pinterest


Uma das coisas que gosto bastante de utilizar aqui em casa e nos cardápios que faço é a coalhada, pois é um alimento de alto valor nutritivo com grande biodisponibilidade de vitaminas do complexo B no intestino humano e como consequência melhora a absorção do cálcio no organismo. Consumir coalhada contribui com o equilíbrio da flora intestinal e ajuda em casos de intestino preso, muitas vezes diarréias e faz um bem danado pra pele. A coalhada nada mais é que a parte sólida obtida através da coagulação do leite.

A coalhada é um alimento probiótico e imunomodulador, ou seja, ela ajuda na prevenção do crescimento de microorganismos patogêncios e agentes causadores de algumas doenças. É rica em ácidos graxos (provenientes do leite), é rico em cálcio (490mg para cada 100g) e fósforo. A coalhada também apresenta menos lactose que o leite, pois no processo de fermentação, as bactérias transformam a lactose em ácido láctico e este é digerido mais fácil que o leite in natura.

Além de tudo isso, é uma forma de vocês variarem no cardápio do café da manhã e lanches das crianças e não oferecer só o leite ou pior os iogurtes cheios de açúcar, conservantes e corantes. A coalhada não tem conservantes, corantes, açúcar e não faz mau pras crianças. 

Batida com frutas fica uma delícia e a cada dia pode ser com uma fruta diferente. 

Mas vamos pra receita da coalhada:



Olha só o leite que falo, não importa  a marca, mas deve ser deste tipo.
Depois de morno, eu já coloco o leite no recipiente que armazeno minha coalhada na geladeira depois de pronta, acho mais fácil.
Olha só como faz com o pano de prato e depois guardado no armário.


Com o calor, a coalhada fica mais gostosa, o ponto fica perfeito. Olha só:



Receitas que já poste por aqui que levam coalhada:


Espero que gostem.
Beijos


Comentários
2 Comentários

2 comentário(s) ;-)) :

  1. Já tinha vindo aqui uma vez procurar a receita dessa coalhada, pois sempre vejo você usando no café da manhã da Clara. Que bom que postou!!! Quanto tempo ela dura na geladeira?Obrigada!Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Paola! Essa coalhada não fica muito ácida depois de 24h? Eu tenho aqui em casa uma iogurteira (que fica a 37ºC) e eu fazia iogurte incubando-o por 6-8h. Ouvi dizer que quanto mais tempo a gente deixa o iogurte, mais ácido ele fica. O meu, mesmo incubando por tão pouco tempo, quando comparado com o seu 24h a temperatura ambiente, ainda ficava super azedo. Depois de algum tempo, eu desisti de fazer o iogurte em casa e voltei a comprar do supermercado, pq era bem menos azedo e mais gostoso. :(

    ResponderExcluir

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Paola Preusse . Tecnologia do Blogger.

© Maternidade Colorida , AllRightsReserved.

Ilustração por Re Vitrola Layout e Programação por Raquel Brehm