segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Alimentação à partir de 1 ano de idade.


Imagem daqui


Oi gente, tudo bem?

Muita gente me pergunta como deve ser a alimentação depois que o bebê faz 1 ano. tanto no consultório, como nas consultorias que faço, percebo que esta é uma das grandes dúvidas, dificuldades e problemas da alimentação infantil.

Quando chegamos nos 6 meses e damos início a introdução alimentar, temos diversos medos e dúvidas e isso muitas vezes ajuda a não colocarmos o pé na jaca, salvo exceções de orientações erradas de parentes, amigos, pediatras, papagaio e periquito rs.
Mas aí o tempo passa, o bebê se torna criança, faz 1 ano e as coisas mudam e tem que mudar.

O grande problema é que é aí que entra os hábitos alimentares dos pais na vida da criança e consequentemente se forem errados, a criança comerá errado.

Temos que ter consiência de que nós conhecemos os sabores da vida, os alimentos deliciosos que fazem mau e os que fazem bem também, nós é que conhecemos o azedo, amargo, saldado e o doce. Teoricamente, nesta fase, a criança tem que saber o sabor dos alimentos naturais. O doce das frutas e não do açúcar, do doce de compota ou pettit suisse. Ela tem que conhecer o salgado das verduras, legumes, carnes e temperos com pouquíssimo sal e não porque comeu salgadinhos, frituras e sal adicionado em excesso no seu prato.

Já falei, sempre falo bastante sobre isso aqui: Somos nós que escolhemos o que os bebês e crianças vão comer, eles escolhem a quantia (afinal, não sabemos ao certo o quanto cabe no estômago deles, né?).
Então se seu filho só come com farinha ou farofa, foi você quem acostumou, se ele só come se coloca queijo ralado na comida, foi você quem acostumou, se só toma suco de uva de caixinha, foi você quem acostumou, se só toma leite com engrossantes cheios de açúcar, foi você quem acostumou.

O fato é que agora com 1 ano, a criança pode comer comida dita da "família", mas eu prefiro dizer e orientar que a família coma a comida da criança, pois na teoria é bem mais saudável.

Como deve ser a comida e alimentação da criança:

Evite
Prefira

Temperos prontos  
Use os temperos naturais: cebola, alho, salsinha, cebolinha, manjericão, coentro, salsa, manjerona e etc

Açúcar refinado  
 Se for usar, que seja com muita moderação. Sabe aquele bolo simples de fim de semana? Tudo bem, seu filho pode comer. Mas prefira o açúcar mascavo ou então o demerara que além das calorias também possuem outros nutrientes.

Sal em excesso
O sal pode ser usado pra dar um toque na comida. Além do sódio, o sal contém iodo e é importante pra criança. Tem o sal marinho que é mais puro e melhor.

Frituras
Comece a mudar este hábito na sua casa, prefira preparações assadas, grelhadas, cozidas à frituras de imersão.

Molhos prontos
Na sua grande maioria, eles são ricos em sódio, conservantes, aditivos. Dê uma variada nas receitas e evite usá-los, caso não tenham tempo ou não saiba fazer em casa. No caso do molho de tomate, nada melhor do que o caseiro, né?

Embutidos
Apesar da tentação e de ser denominado comida de criança, a salsicha é uma bomba pro seu filho. Não resiste ao hot - dog? Lembre-se, é você quem conhece esse lanche e seu filho não precisa conhecer neste momento. Aqui também entra: salame, presunto, blanquet, mortadela. Prefira sanduíches, tortas com outros recheios. Use a criatividade!

Doces  
Aqui entra tudo o que tem açúcar em excesso. Calma! Seu filho tem apenas 1 ano e não precisa comer doce agora. Se for comer, que seja com MUITA moderação e nunca troque uma refeição pelo doce.

Salgadinhos
 Sabe aqueles de saquinho que toda criança ama? Pois bem, são ricos em sódio, açúcar, gordura, conservantes, aditivos e nada acrescentam de bom  na saúde de seu filho. 

Bolacha recheada ou sem recheio
Ricas em gordura, açúcar, conservantes, aditivos. Sabia que 1 pacote de bolacha recheada equivale a 8 pães francês ou de sal? Pois é, pra que dar isso pra criança?  Prefira os biscoitos integrais sem recheio.

Chocolate
 Chocolate é a oitava maravilha do mundo, a maior parte das pessoas não vivem sem chocolate, mas o que é bom do chocolate e causa toda sensação de bem estar é o cacau e pra comer o cacau de verdade, o chocolate precisa ser aquele amargo, dark, sabem? Com moderação, não tem problema, mas ressalvo: pra que dar agora chocolate pra seu filho? Não pode esperar mais um pouco?
Chocolate branco não é chocolate, é sim um monte de gordura. Cuidado com os chocolates infantis, que são MUITO doces e o cacau passa lá longe.

Fast food
Acho que este nem precisava falar, mas vamos lá: Na sua grande maioria é gordura, açúcar, fritura, conservantes, aditivos em excesso. O melhor é você ensinar seu filho a comer bem, aquele prato todo colorido. Quer sair pra comer no shopping? Escolha um restaurante por quilo ou que sirva comida e não lanches.

Farináceos e engrossantes ricos em açúcar 
 A criança tem que tomar o leite, se for engrossar, que seja com cereal integral natural: aveia, farinha de aveia, farinha de arroz, mas SEM açúcar.
Quer adoçar? Bata com uma fruta: banana, maçã, mamão são exemplos ótimos pra adoçar.

Sucos de caixinha, néctares e refrigerantes 
 Ricos em açúcar, conservantes e aditivos. Prefira os naturais. Não tem tempo de fazer? Use as polpas. Ainda sem tempo? Incentive a ingestão da água e ofereças as frutas em pedaços.
O hábito do suco é nosso, não das crianças.


Fonte: Maternidade Colorida


Com 1 ano, a criança deve estar comendo as consistências normais dos alimentos e não mais amassado, frutas inteiras ou em pedaços, como no caso da maçã, pêra, manga já podem entrar na rotina das que não estavam acostumadas a comer sozinhas.
Se antes, na época das papinhas tinha sujeira, agora terá mais, pois logo chega o momento deles quererem comer sozinhos.

Agora, já devemos criar a rotina das refeições que eles vão fazer diariamente: Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar.
Claro que os horários são de acordo com a rotina da casa ou escola de vocês, mas é importante a criança saber que precisa realizar essas refeições.

Aqui em casa faço assim: Café da manhã, almoço, 2 lanches da tarde e jantar.
Não faço o lanche da manhã, pois ela almoça cedo na escola e tem 2 lanches da tarde, pois o jantar é em casa e mais tarde. Tudo é uma questão de adequar com sua realidade. O primordial é não deixar as crianças com fome e sem oferta de nutrientes.



Quanto mais variado for o cardápio da criança, mais ofertas de nutrientes ela terá e mais amplo será seu paladar.
Converse com a criança e fale que o café da manhã é o café da manhã, fale o nome do que ela está comendo e assim com todas as outras refeições.
Ela pode parecer não entender, mas aos poucos vai te mostrando o que gosta, mais gosta e não gosta além de cuspir.
Aqui em casa quando pergunto pra Clara se ela quer banana por exemplo, ela aponta pra cozinha e faz sim com a cabeça.
Outro ponto importante é sempre oferecer água e deixar o copo de água sempre por perto da criança.

Como é a alimentação por aí?

Beijos



Comentários
1 Comentários

1 comentário(s) ;-)) :

  1. Ótimo post! Malu tá entrando nessa fase agora! Te mandei um email, se puder me ajudar agradeço de coração! Abraços.

    ResponderExcluir

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Paola Preusse . Tecnologia do Blogger.

© Maternidade Colorida , AllRightsReserved.

Ilustração por Re Vitrola Layout e Programação por Raquel Brehm