terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Introdução dos Alimentos Sólidos: Frutas, começamos com vocês!

Clara entrou no berçário 9 dias antes de completar 06 meses e era meu sonho deixá-la exclusivamente no leite materno até então, porém, também tive vontade de ser eu a primeira pessoa a dar sua primeira fruta e com isso, ela comeu sua primeira fruta um dia antes de ir pro berçário.

Palpites é o que não falta na maternidade, né? E com a alimentação não é diferente.

Meu Pediatra disse que podia começar com qualquer fruta, que não era importante dar sucos, pois o melhor é acostumá-la a comer as frutas, pois tem mais benefícios nutricionais.

 Com todos os palpites dados, orientação recebida do Pediatra, fui no sacolão perto de casa pra comprar as frutas. Resolvi começar com o tão famoso suco de laranja lima, mas ao invés de dar o suco, dei a laranja pra ela chupar sozinha e escolhi a pêra, maçã e banana pra serem as primeiras frutas e dei preferência pelos produtos orgânicos.



Lá fui eu toda empolgada com mais este momento da Clara, coloquei o babador, o pratinho fofo, a colher cor de rosa, a coloquei no bebê conforto e cantando e conversando:

- Clara vai chupar a laranja, lá lá lá láááaaa!!!

Gente, vocês não fazem ideia da reação da Pequena, ela simplesmente ODIOU a laranja lima, teve ânsia, se arrepiou inteira, vomitou e só deu chegar perto dela com o cheiro ela vomitou mais ainda.Me senti a fracassada e aí bateu o desespero de: Meu Deus, ela vai pro Berçário, precisa comer, pois vai morrer de fome! Sim, sou dramática, ansiosa e desesperada ... sou mãe!!!! ahhahahaaha

No mesmo dia, a tarde, raspei a pêra toda confiante que ela ia amar a nova sensação. Pensei,: bom, isso é uma textura diferente do líquido, pode ser que ela goste mais do que o suco.
 Pois bem, não foi bem assim, ela fez a maior careta, teve ânsia, mas depois de muita palhaçada ela riu e comeu 2 colheres, pelo menos com a fruta amassada ela não vomitou. hahhahahaahha



No segundo dia, tentei a banana, confesso que ela gostou mais, mas mesmo assim teve as caretas, ânsia e depois de todo show, ela comeu suas 2 colheres.



Clara começou a comer melhor as frutas no berçário, ela já provou maçã, banana, pêra, melão, manga, mamão e abacate. Ela come 2 porções/dia de fruta, sendo que uma diferente da outra, mas semana passada ela teve um processo alérgico e não sei do que ela desenvolveu alergia e a recomendação do meu Pediatra foi em repetir consequentemente umas 3 vezes cada fruta, pra saber do que Clara pode ser alérgica.

Sim, eu fiquei bem empolgada com esta fase, posso te enfiado os "pés pelas mãos", mas agora já aprendi que não adianta causar uma "overdose" de novidades pros bebês e serei mais cautelosa com as papas salgadas que irei iniciar no carnaval, pois sou eu também que quero ser a primeira a dar sua primeira papa salgada!

Hoje ela já abre a boca pra comer, mas também quando não quer mais, trava a boca de um jeito muito engraçado e nada, nem ninguém a faz abrir. Como pode uma menininha de 6 meses e meio ser tão esperta assim????

Vocês te dúvidas sobre como começar?
Olha que legal este Especial Papinha.

E com vocês???
Como foi o processo de introdução das frutas???
Beijos

Comentários
13 Comentários

13 comentário(s) ;-)) :

  1. Que delícia relembrar essa fase dos meus...
    comecei sempre com frutas mais molinhas.... mamão, banana... sucesso! hehe
    boa sorte aí!
    beijos
    Lele
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Oi Paola, eu me lembro dessa fase da introdução dos alimentos. Que coisa boa ver as reações dos filhotes, né?
    No meu caso a pediatra orientou a começar pelas frutas amassadinhas e só após elas estarem acostumadas aí sim começar com os saquinhos. Eu comecei pela banana e dava um dia banana que prendo, no outro mamão que solta

    ResponderExcluir
  3. Continuando... Maçã que prende e depois pêra que solta.
    Mas nas primeiras vezes elas faziam caretas e depois acostumavam. Eu sempre ia na eectativa de que elas iriam adorar e nem sempre era assim. Depois vem a fase das combinações das frutas. Nossa, muito gostoso!
    Eu fazia questão de ir na feira e escolher as gritinhos, de fazer a palhinha e os sucos e eu ser a primeira a dar cada sabor. É uma experiência deliciosa.
    Beijos
    Chris
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chris,
      Acredita que pensei em vocês e nas suas invenções com as Meninas quando comecei a introduzir as frutas? ahahhahahahha
      Não vejo a hora de ir pra cozinha com a Clara e invertamos nossas receitinhas!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Paola, fiquei curiosa pra saber como vc está fazendo com a amamentação. Ela fica o dia todo no berçario? como foi a adaptação?! Eu, particularmente, acho que foi precipido essa introdução de solidos. Não sou muito a favor de introduzir comidas antes dos 6 meses, por varios fatores. Os sucos só entraram na dieta depois dos 12 meses. Antes disso só na fruta mesmo!bjsss
    Tamy #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamy,
      Eu ordenho meu leite no trabalho, congelo e mando pro Berçário.
      No meu horário do almoço, corro na escolinha e fico lá 40 minutos amamentando e brincando com a Clara.
      Ela fica no Berçário das 8:30 às 17:00, quando vou buscá-la ela vem doida pra mamar e como moro perto logo gruda no peito de novo e assim vamos pela madrugada, sempre que ela pede, ela mama e foi assim desde o começo.

      Sim, meu sonho era amamentá-la exclusivamente até os 6 meses, porém, voltei a trabalhar 9 dias antes dela completar 6 meses e como ela é muito apegada comigo, NUNCA tinha ficado longe de mim por 5 minutos, não pegou chupeta, mamadeira, copo de transição e eu queria ser a primeira pessoa a dar sua primeira fruta, comecei com as frutinhas quando ela tinha 5 meses e 18 dias. Consultei meu pediatra e 2 nutricionistas que me apoiaram em minha decisão.
      Minha maior preocupação era ela passa fome no Berçário.
      Não tive tempo de ficar com ela na adaptação, pois retornava ao trabalho dia 02/01, faltei até o dia 08/01, pois foi quando começou o berçário.
      Na minha situação, achei que essa foi a melhor decisão a tomar, mas levanto a bandeira da amamentação exclusiva até os 6 meses e sempre em livre demanda, mas infelizmente tive uma excessão. Até hoje ela mama em livre demanda quando está comigo e acorda mais de 2X/noite.

      Beijos

      Excluir
  5. Oi Paola, a orientação do pediatra de começar com frutas e não sucos é a correta, segundo as recomendações mais modernas; aqui comecei com a bananinha e ele amou! também fui ansiosa e fui dando cada dia uma fruta diferente, mas ele nao teve nenhuma reação alérgica. Depois de 15 dias comecei as papas salgadas, uma dica é que as primeiras estejam bem purezinho mesmo, eu dei uma que tinha uns micropedaçoes e ele teve muita ânsia! Mas hoje, com 8 meses e meio, come de tudo ( é um gulosão) e já come com pequenos pedaços. cada fase será uma descoberta! Beijos Flávia #amigacomenta
    www.gravidinhasemaezinhas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia,

      É sucos não estou dando.
      As papas salgadas vou começar agora no carnaval, pois quero ser eu a primeira a dar sua primeira papa salgada, sabe?
      Apesar dela ir pro Berçário, tem coisas que eu quero ser a primeira a fazer hahahahahhahaha
      Obrigada pelas dicas.
      Beijos

      Excluir
  6. Paola, por aqui começamos com a banana e até hoje o Murillo é doidinho por banana sabia? Eu também me empolguei muito para entrar com as frutas, com a papinha salgada fui com mais calma também. rs
    Beijos Ca
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  7. Aqui demorou um pouco mais a introdução de alimentos, eu fiquei em casa direto então amamentei por mais tempo,quando ela começou com as frutas ela gostava de pegar, eu deixava, adorava ver ela comendo banana sozinha(lambança), comia tangerina colhida no sítio, carambola ela adorava, os sucos tbm não foi problema, ela adorou, acredito até por ter mamado por um longo tempo ela não usou mamadeira, as papinhas já foram direto no pratinho, com 2 aninhos ela queria segurar a colher sozinha, toda desengonçada mas eu deixava, se lambuzava,fazia a festa,pegava com as mãos e colocava na boca mas comia tudo, isso eu aprendi com uma amiga, ela me falou que deixava a filha comer sozinha... kkkkkkkk.O pai ficava agoniado de ver mas acabava aceitando e ria da situação.
    Fico feliz que as coisas estejam indo bem ai com vcs.
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  8. OI Paola.
    Passei por isso 3 vezes! E vou te falar, as 2 primeiras (com meus 2 meninos) tb foram show de horror! Eles não comiam nada!!! O mais velho simplesmente se recusava a abrir a boca, não queria nada que não fosse meu peto e assim foi até 1 ano!!! Com o do meio, ele tinha refluxo, então ele comia alguma coisa diferente e aí botava tudo pra fora…Só foi melhorar depois dos 3 anos qdo o refluxo passou.
    E agora com a Sara já estava esperando a catástrofe, mas não. Ela comeu direitinho! Fiquei muito feliz e orgulhosa! Nunca teve ânsia ou coisa parecida, aceita tudo e a única coisa que realmente não gostou foi a mamadeira, pois tentei dar no 1º dia o suco na mamadeira, então segui os conselhos de outras mães que tb sempre amamentaram até 6 meses e comprei um copinho com bico, rosinha lindo! E não é'que ela gostou!
    Foi minha redenção!
    Hj ela está com 8 meses e meio e come de tudo, uma fofa.
    Ah, e qto a alergia da Clara, pode ser a manga, meu mais velho até hj qdo come manga fica todo empipocadinho…vê se não é.

    Bjos
    Elaina Furlan #amigacomenta
    http://www.vidademae.net

    ResponderExcluir
  9. Que fofa! Essa fase é muito legal, trazer coisas tão novas e admirá-los experimentando. O meu filho sempre foi bom de boca, comia de tudo o tempo todo... hehehe nunca tive problemas.
    Um abraço e boa sorte!

    #amigacomenta
    @mix_martins

    ResponderExcluir
  10. Ainn que fase gostosa, né?
    Lembrei dos meus, o Pedro e a Cacá tb odiaram o suco de laranja lima, no dia que o Pedro tomou 30ml de suco eu liguei pro marido cantando de alegria! hahahaha

    Bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Paola Preusse . Tecnologia do Blogger.

© Maternidade Colorida , AllRightsReserved.

Ilustração por Re Vitrola Layout e Programação por Raquel Brehm