terça-feira, 11 de setembro de 2012

A importância da criança brincar!

Hoje foi um dia muito especial pra mim, fui com a Clarinha ao 4 Seminário da Revista Crescer - A Importância do Brincar e além de aprender como brincar com minha filhota, conheci muitas queridas amigas virtuais.



Conheci a Rose, da Vida de Maejestade, a Micheli da Meu dia a dia de mãe, a Loreta e a Catarina do Bagagem Materna, a Ana e a Bruneca do Look Bebê, a Thais do Sem Firulas e Loucura Materna, a Ana do Loucura Materna, a Cris do Inventando com a Mamãe, a Carol do Nina Ensina, a Fabi da Rede Mulher, Conversa de Mãe, a Mariana do Vida de Gestante, a Tathi Passagem do Entre fraldas e livros, a Keka do Test Drive Miami, a Nivea do Mil Dicas de Mãe e a Malu da Crescer.

Meninas, adorei o carinho de vocês comigo e com a Pequena, a prontidão em me ajudar com o Sling, com os copos de água rsrsrs. De coração, muito obrigada!!

Voltando ao Evento, estava tudo muito organizado, tinha o Espaço Mattel com recreadores, lanchinhos pra criançada enquanto as Mães estavam na sala do Seminário.

Para os adultos também foi servido café da manhã antes de iniciar os módulos.

Descobri este ano que anualmente a Crescer faz esse tipo de evento, cada qual com um tema diferente e achei bem interessante e bacana a ideia. Espero ir no ano que vem!!!




Como a Clara é bem pequena (não completou nem 2 meses), assisti apenas o primeiro módulo, que foi voltado a crianças de 0 à 3 anos e o segundo não consegui assistir nem pelo site, pois aí veio a hore de cuidas da Filhota e sem condições de qualquer outra coisa rsrsrs.


A primeira palestra foi da Katheleen Alfano, responsável pelo Playlab (Laboratório da Primeira Infância da Mattel) e ela disse que no mundo inteiro as crianças brinca igual, até mostrou vídeos e achei bem interessante o fato de que independente de onde nasceu, as crianças tem as mesmas brincadeiras.

Depois começou o primeiro módulo, para crianças de 0 - 3 anos. A mediadora foi a Fernanda Young e além dela participaram a coordenadora da ONG Criança Segura Alessandra Françoia, o Pediatra Luiz Guilherme de Araujo Florence, a Atleta Virna e a Rosana Jatobá.
Durante o painel, eles responderam algumas perguntas enviadas pelos presentes.
Os assuntos discutidos foram:
Não tem que haver preconceito e diferença entre os brinquedos - brinquedo é brinquedo, não tem que ter a diferenciação brinquedo de menino, brinquedo de menina. E não significa que se o menino brinca de boneca indica homossexualidade e vice versa;
Que em cada fase da criança devemos adaptar as brincadeiras  e que SIM todas as crianças precisam brincar;
Temos que tomar cuidado com a tecnologia e apresentar os brinquedos e brincadeiras de acordo com a faixa etária da criança;
A brincadeira tem que ter qualidade e não quantidade.
Uma das perguntas foi como brincar com a criança de 0 a 3 meses e o Pediatra Luiz Guilherme disse que afeto, carinho, sorriso, amor, sons, cores estimulantes é a forma de brincar com o bebê desta idade. Que interação de sorriso, começar a pegar os brinquedos será a partir de 2 meses, porém, se estamos cuidando do Bebê com prazer, ele sente e fica bem. Até os bebês tem que brincar!
Mesmo a Maria Clara sendo pequena, eu brinco com ela todos os dias, canto pra ela, converso mostrando os detalhes do quartinho dela, seus bichinhos e ela já fica toda olhando o mundo colorido que é seu cantinho.
Fiquei feliz em saber que estou acertando!!!

Ah! Ganhamos uma sacola com 1 revista, 1 brinquedo, 1 bloquinho e 1 caneta, nem preciso dizer que adorei, né?





Mas me digam, vocês brincam com seus filhos?
Como são as brincadeiras deles???
beijos

Comentários
9 Comentários

9 comentário(s) ;-)) :

  1. Brincar é super importante, se sujar, se divertir faz muito bem, ainda mais se for com a mamãe e o papai, eu ja brinco com meu filho e vou sempre reservar um tempo pra ele =)

    ResponderExcluir
  2. O evento foi bom demais (amo esses brindes,rs), pena que não pude ir pessoalmente, para conferir e para desvirtualizar com vocês!!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Amo brincar com o meu filho!! Claro, que temos a dificuldade de conquistar a atenção dele, né? Mas 10 minutos brincando juntos é uma vitória!!!

    ResponderExcluir
  4. Sempre brinquei com a minha filha,acho que faz parte,hoje as brincairas são outras,a minha #aos4 adora brincar de bola,esconder,pega pega e outras,e levo em parquinhos coisa que ela adora.
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. passei minha infância brincando muuuiitooo e com certeza será assim com meu filhote! E ó, os brinquedos que mais amava eram os feitos por nós, ou os mais velhinhos... beijos
    Flávia
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Aiii Dipaaa, quando Alice começa a brincar de se esconder não quer parar maissss!! Adoramos brincar com ela. Até acho que brincamos demais e quando é coisa séria, pra ficar quieta, ela não entende rsrsrs Falta de moral viu. Mas é melhor brincar demais do que brincar de menos né?!
    Muuuito legal esse Seminário! Morri de inveja... queria muito ter ido. Ai, porque eu moro tão longe hen? =/

    ResponderExcluir
  7. Oi Paola,
    o evento foi ótimo e foi bom demais encontrar todas as amigas blogueiras. Ameite ver com a Clarinha tão bebê no sling rosa.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  8. Sempre morro de inveja quando vejo esses encontros de blogueiras,ainda mais com tanta gente bacana e que gosto tanto!
    Mas falando de brincadeiras, os bebês pequenos são os mais fáceis de bricar, qualquer conversa, canção, carinho e elesjá estão se divertindo. E nós também. Depois vão ficando mais exigentes...
    Bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  9. Oi Paola! Te vi com a pequena lá no Seminário mas não conversamos! =/ São tantas mulheres juntas, uma falação danada (Adoro!) que acabamos não conversando com todas!
    Ainda brinco com o filhote #aos8, mas agora as brincadeiras são disputas de Angry Birds, jogos de tabuleiro e ao ar livre e stop!

    #amigacomenta

    ResponderExcluir

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Paola Preusse . Tecnologia do Blogger.

© Maternidade Colorida , AllRightsReserved.

Ilustração por Re Vitrola Layout e Programação por Raquel Brehm