terça-feira, 14 de agosto de 2012

A escolha da Maternidade: Pós e Contras

Desde quando comecei a planejar minha gravidez, já tinha minha maternidade preferida na cabeça e logo na primeira consulta de pré natal conversei com meu médico sobre minha escolha.
Ele concordou e disse que atualmente a Maternidade Pro Matre era a melhor e referência em Partos.
Quando estava com quase 8 meses, fui fazer a visita e conhecer todas as instalações e minha escolha continuou a mesma.
Tive alguns sustos na gravidez e fui no Pronto Atendimento da Pro Matre e sempre fui bem atendida, o que me fez não mudar de ideia de onde realizar meu parto.

Ok, escolha feita, cesárea agendada e chegou o dia do parto.
Desde minha chegada na Maternidade fui muito bem atendida, mesmo chegando na troca de plantão.
Cheguei, fui na recepção entregar os papéis, depois fui encaminhada para a sala de admissão para chegar pressão, temperatura, batimentos cardíacos da Baby, fui para o meu quarto e de lá fui encaminhada já na maca para o centro cirúrgico.

A técnica de enfermagem que me acompanhou durante o parto foi um amor, muito calma, profissional, conversou comigo o tempo todo me explicando o que seria feito.
Escolhi o Espaço Vida, pois assim meus familiares poderiam ver algumas partes do parto, o que no final das contas acabaram vendo o parto inteiro e eu lá de dentro da sala via os rostos emocionados.
A equipe médica era do meu médico e também todos foram excepcionais.

Não tenho o que falar das equipes de enfermagem que cuidaram de mim, todas foram muito solicitas, agradáveis e me trataram muito bem.
Em relação a equipe de enfermagem do berçário, também não tenho muito o que falar. Maria Clara ficou a maior parte do tempo no quarto comigo e quando precisava que ela fosse pro berçário, elas vinham buscá-la.
O que senti falta da equipe do berçário foi a falta de explicação sobre amamentação, troca de fraldas. Isso eu não tive.
A única explicação que tive foi como dar o banho na bebê, sendo que o banho no primeiro dia foi dado no quarto ao meu lado.
Quem acabou me explicando muito por cima sobre amamentação foi uma técnica de enfermagem que teoricamente estava ali pra cuidar de mim e não fazia parte da equipe do berçário.

Outro ponto que achei muito ruim, foi a equipe de nutrição. Não tenho o que falar do serviço de Copa e das refeições servidas, porém, acredito que independente de ser só Maternidade, as refeições além de saborosas e bem apresentadas, deveriam ser balanceadas e de acordo com o que devemos comer enquanto nos recuperamos de uma cirurgia e principalmente no caso de parto, enquanto amamentamos.
Senti falta de orientação de alta com a Nutricionista, aonde a profissional deveria me dar dicas e me orientar em como deveria ser minha alimentação agora.

Achei muito desorganizada a forma como eles me deram alta e praticamente não fui orientada em nada, apenas recebi um papel com alguns tópicos, mas nada aprofundado.

Tive alguns problemas com amamentação já em casa e tentei inutilmente ajuda e auxilio via telefone com a Pro Matre, mesmo estando escrito no papel de orientação de alta que qualquer problema que eu tivesse, eles estariam sempre ali pra me auxiliarem.

Resumindo: Fui muito bem tratada, atendida, porém, em minha concepção, uma Maternidade Modelo deveria prestar mais atenção em alguns pontos fundamentais na fase pós parto, como a amamentação.

E com vocês?
Como foi na Maternidade que escolheram?
beijos



Comentários
11 Comentários

11 comentário(s) ;-)) :

  1. Olá, é a primeira vez que entro no seu blog li ele todo inclusive a parte da gravidez, que é o que mais me interessa no momento, estou grávida com 16 semanas. Já tive 2 bebês, da 1ºvez fiz o parto no hospital onde fazia o pré-natal no hospital pro-matre, da 2º vez tava tão alienada que nem pesquisei, não visitei a maternidade. Dessa vez estou mais preocupada com esse assunto, então já agendei uma visita a maternidade na Perinatal de Laranjeiras, falam super bem de lá, quero conferir de perto.

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Tive Joaquim na Pro Matre tb. Meu marido nasceu lá também e nem visitei outras maternidades. Mas, a parte da amamentação é uma confusão só. Eles até criaram um centro e tals, mas é para suprir a deficiência. Ainda tem coisa pra melhorar, mas o importante é que os pacotinhos estão bem :) Bjs Fabi (Mulher e Mãe) #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Sou médica ginecologista e o que vc relatou ocorre em praticamente todas as maternidades. Uma ênfase muito grande no procedimento médico em si, ou seja, no parto, com bons serviços médicos e de equipe de enfermagem, mas falta mesmo um lado mais acolhedor e uma maior dedicação de uma equipe multidisciplinar que possa garantir que a mãe vai sair do hospital apta a amamentar e a cuidar de si e do bebê em casa. Eu dei a luz há 3 meses e, mesmo sendo ginecologista, tive muita dificuldade para amamentar, e as orientações que recebi no hospital foram muito divergentes, e até bem erradas. Fiquem atentas a isso, vale questionar e exigir do hospital uma assistência mais focada para essas lacunas.

    ResponderExcluir
  4. Tive as crianças na maternidade do SUS e sabe que fui bem orientada com relação a amamentação, as enfermeiras sempre me ajudam e orientavam , não tenho do que reclamar

    beijos
    ah! a Clara é maravilhosa, parabéns!

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. Eu já ouvi várias pessoas falarem o mesmo que a Michele: que nas maternidades do SUS receberam mais informação do que quem teve em maternidade particular.

    Eu tive em duas particulares de Brasília e recebi pouca informação, assim como você. Ainda bem que não tive problemas...

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Minha filha nasceu no Hóspital Santa Isabel,aqui em Blumenau,eu tive um atendimento maravilhoso,fiz o curso de gestante no próprio hóspital,minha filha foi p/ junto de mim logo depois do banho e assim ficou até eu ter alta,até assustei quando aida na sala de recuperação a enfermaira chegou e dissa,vamos dar mama p/ a filinha mãe.A enfermeira que vinha pela manha p/ me auxiliar no banho da minha filha era super delicada,me ensinou na prática como curar o umbigo,veio outra auxiliar na amamentação pois a pequena só dormia e não mamava,e ela foi bem clara,o bebê precisa pegar bem o peito,lembro que começou a tirar a roupa da Mikaela e o pai foi ficando nervoso,achei que ele fosse pular na enfermeira,então não posso me queixar,eu na verdade achei até estranho quando a Clarinha nasceu e vc disse que ainda não tinham levado ela p/ o quarto,mas não falei nada,pois cada lugar tem a sua política de trabalho.Mas como disse a Fabi,nosso pacotinho está bem,maravilhoso,então é curtir e aproveitar cada momento.
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  7. Paola,
    Não tenho o que reclamar da minha, pois foi tudo muito tranquilo, mais comida de hospital sempre vai ser ruim, sem gosto e sem beleza visual, não tem jeito.
    Quanto a parte de amamentação foi show, elas explicavam tudo, como colocar, iam lá sempre para verificar se eu estava amamentado.
    Outra coisa que lembrei q foi legal, a pediatra foi na sala explicar coisas que poderiam ocorrer nas primeiras semanas, e orientar.
    abs
    que bom q está voltando a net

    ResponderExcluir
  8. Oláa amiga,

    a escolha da maternidade certa me deixou de cabelos em pé até a hora do nascimento, devido o convênio eu dependia da rede deles que não tava lá essas coisas mas, graças a Deus, na hora exata eu fui parar num maravilhoso hospital que eu nem sabia que existia, e não poderia ter sido melhor.

    A verdade é q imprevistos acontecem e as mamães tem de estar preparada para tudo na grande Hora!

    beeijooo

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  9. Eu escolhi bem a maternidade, embora quisesse fazer num hospital pública aqui especialista e parto normal em gestantes hipertensas, mas minha médica bateu pé e disse que não me deixaria passar de 38 semanas e foi assim, Luna nasceu com 38 semanas. Mas fui muito bem atendida no pouquíssimo tempo que fiquei lá, Luna nasceu às 7 da manhã de uma 5ª feira e às 7 da noite da 6ª feira estávamos indo pra casa!! Sorte nossa.

    Beijão.
    #amigacomenta
    @_maejestade
    http://www.vidademaejestade.com/

    ResponderExcluir
  10. obrigada pelos comentários Meninas!
    Adoro receber a visita de vocês!!!
    beijos meus e da Clarinha

    ResponderExcluir
  11. De certa forma, Paola, vc ainda foi sortuda de ter isso tudo ai. Pense no único hospital da cidade onde ganhei meu bebe... Foi horrível. Nem o banheiros limpavam. Um horror! Da próxima, vou pra outra cidade. Beijo e isso mesmo: puxe a orelha! Eu mandei um email "irritadinho" pra direção do hospital. Vc deveria mandar o link deste texto!

    #amigacomenta

    ResponderExcluir

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Paola Preusse . Tecnologia do Blogger.

© Maternidade Colorida , AllRightsReserved.

Ilustração por Re Vitrola Layout e Programação por Raquel Brehm