terça-feira, 13 de agosto de 2013

Cama compartilhada: Como descompartilhar?

Fonte: Revista Crescer

Oi gente, tudo bem?

Quem me acompanha pela fanpage sabe que em casa rola cama compartilhada, mas de um tempo pra cá tenho tido vontade de "descompartilhá-la".

Não tenho medo do que falam sobre dependência da criança, de que Clara vai mandar em mim ou me dominar.

Na realidade a vontade de descompartilhar a cama vem do cansaço do meu corpo em dormir na beira da cama e da saudades de alguns minutos ficar abraçada com o Marido, senti-lo, sabem?

Sim, aqui além de uma mãe mora uma mulher que muitas vezes esquece disso e pensa só na Paola-Mãe.

Não estou falando de sexo e sim de carinho, contato, aquele despretencioso e gostoso antes de dormir, sinto saudades do namorinho, de ficar alguns minutos sozinha com meu marido. Posso, né?

Clara dorme pouco durante o dia, normalmente 1 hora e quando ela dorme nos fins de semana por exemplo, eu aproveito pra fazer qualquer outra coisa, Marido está fazendo qualquer outra coisa do que deitarmos juntos, ou seja, preciso pensar em uma forma de ter isso a noite, no horário que vamos pro quarto dormir, por isso a necessidade de fazê-la dormir em seu berço.

Quando chegamos da maternidade, ela foi direto pro berço, sempre dormiu no berço e eu enquanto na licença maternidade levantava de hora em hora pra amamentá-la sem problemas algum. Voltei ao trabalho, Clara foi pra escola, ficou doente 1 semana à base de antibiótico e com febre super alta e foi aí que começou a vir pra minha cama e desde então, seus 7 meses, nunca mais saiu.

Uniu o cansaço de trabalhar fora, a saudades minhas dela e vice-versa e o comodismo de amamenta-la deitada e muitas vezes praticamente dormindo, sabe aquela dormida de mãe? Um olho aberto e outro fechado?
Pois bem, assim são minhas noites desde então.

Tivemos uma fase em que ela começava a dormir em seu berço e na mamada das 4 horas da madrugada vinha pra minha cama, mas isso foi por pouco tempo, diria que uns 2 meses e agora ela vem definitivo pra minha cama.

Mudamos de casa e fiz o quarto maior, o que seria do casal o quarto dela, pois pensei aonde ela iria brincar, aonde colocaria a cama dita ser cama da babá, mas é da minha enteada e aonde seria um lugar que ela se encantaria e lá dormisse a noite inteira, não necessariamente sem acorda pra mamar rs.

Fiz e o quarto ficou lindo (veja o quarto dela aqui), ela amou, fica lá horas ..... brincando! Quando nos mudamos, fez um frio danado aí de novo uniu o frio, a preguiça/coragem da mãe levantar na madrugada pra amamentar e o dó de "tadinha, ela vai dormir sozinha neste frio?".

Enfim, desde semana passada, tenho tentado fazê-la dormir no quarto dela. Quando chega o horário dela dormir, eu apago as luzes, deixo só a luz de tomada, ligo o rádio com as músicas relaxantes e a amamento na poltrona.
Canto, faço cafuné, rezo, converso e falo que ela vai dormir em seu berço, que o quarto dela foi feito com muito carinho, amor e que ela precisa começar a dormir lá.

Por enquanto, funcionou apenas 50%, ela dorme no berço, mas percebo que acorda mais pra mamar. # noites eu levantei 3 vezes pra amamentá-la com um espaço de 2 horas, fiz carinho, cantei e a colocava de novo no berço, até desistir e levá-la pra minha cama lá pelas 4 horas da manhã e assim esticarmos até umas 7 horas, ela mamar e dormir de novo.

Não está sendo fácil, não estou neurótica, mas confesso, as noites em que pude começar meu sono sozinha na cama com o Marido, toda esticada, relaxada foi revigorante.

Não quero que seja traumático pra Clara, do tipo, Chega! Agora você dorme na sua cama!
Quero que seja algo gradativo, confortável e prazeiroso pra nós três.
Sinto que o berço está ficando pequeno, pois ela é muiiiiiito espaçosa e já penso na transição berço/cama e em como será sua cama.
Já tenho o desenho na minha cabeça e acho que será essa que mandarei o marcineiro fazer :)).

Aí gente .... é difícil, né?
Mas com jeito, carinho e amor nós vamos dando um jeito e organizando, reorganizando tudo por aqui!

Aí, você fazem como???
Beijos

Falei sobre cama compartilhada neste post também, lá no começo de tudo rs.





Comentários
4 Comentários

4 comentário(s) ;-)) :

  1. Pa,
    aqui nunca rolou cama compartilhada.
    Rola apenas quando eles estao doentinhos ou quando acordam assustados à noite, mas é raro, rarissimo!
    Espero que consiga achar o caminho de vocês.
    beijos
    Lele

    ResponderExcluir
  2. Já pensou em adaptar o quarto dela em um quarto montessoriano?? Acho que pode ajudar nessa transição... pois se ela acordar a noite pode tentar ir engatinhando até o seu quarto, vc amamenta e depois coloca ela na cama dela novamente até ela acostumar... não sei, é só uma sugestão! Mas acredito que com um quarto montessoriano ela se sentiria mais "dona do próprio quarto" e perceberia que ele sim foi adaptado para ela, com td ao seu alcance...
    Tb não sei como é a sua casa e se há algum perigo ela sair engatinhando do quarto dela até o seu... A minha filha já é maiorzinha e fazia isso, ia até o meu quarto, eu pegava e deixava ela um pouquinho e depois levava ao quarto dela...
    Espero que encontre a melhor alternativa para vcs e que seja sem trauma, com ctz!!
    Beijos,
    Dani www.maedaloly.blogspot.com.br

    Obs: Falo sobre o quarto montessoriano nesse post: http://maedaloly.blogspot.com.br/2013/06/quarto-montessoriano.html

    ResponderExcluir
  3. Boa dica!!!
    Vou pensar direito nisso.
    Hoje seu quarto é praticamente assim, tudo ao seu alcance!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Paola, acabo de conhecer seu blog, pelo face, adorei te conhecer um pouco mais pelas leituras que fiz e adorei o blog também.
    Sou mãe de dois meninos gêmeos, eles tem 2 anos, nós fizemos cama compartilhada e nesse inverno temos feito novamente. Aqui optei por um quarto montessoriano, eles adoram, se adaptaram bem e foi com ele que os tranferi para o quarto deles, e tudo se deu com calma e no tempo deles. Moramos no Sul, em Santa Catarina, então como está MUITO frio optamos por deixá-los algumas noites na nossa cama, o que observo é que eles estão adaptados ao quarto e hoje posso com tranquilidade optar com cheirar eles a noite toda ou ter maior espaço na cama quando necessito.
    O que lhe digo é que essa transição tende a acontecer com tranquilidade, desde que não seja forçada, assim ela não sofre e nem você, penso que o caminho que estais adotando é o mais correto.
    Te convido a conhecer meu blog: www.varaldospassarinhos.blogspot.com.br
    Inclusive no blog falo do quarto montessoriano e também da nossa transição =D
    Beijos

    ResponderExcluir

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Paola Preusse . Tecnologia do Blogger.

© Maternidade Colorida , AllRightsReserved.

Ilustração por Re Vitrola Layout e Programação por Raquel Brehm